Cidadania e Escola

Autores/as

  • Medianeira da Graça Weyh

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.201

Resumen

O presente texto pretende tecer algumas considerações so­bre a importância da educação no mundo globalizado. Uma das grandes preocupações dos educadores incide no papel que a escola deverá desempenhar para acompanhar, de for­ma crítica e construtiva, a evolução técnico-científica. Enten­de-se que a educação de qualidade é direito do cidadão, inde­pendente da classe social a que pertença. A competência do aluno se constrói na medida em que o professor fizer de sua sala de aula um verdadeiro laboratório de construção e re­construção do conhecimento, na dinâmica contínua do apren­der a aprender, assumindo não mais a postura de professor "auleiro", mas de alguém que o orienta, coordena, desafia e desperta a curiosidade do educando. É tarefa da escola instrumentalizar técnica e cientificamente os alunos. Cabe à escola e ao professor, em seu trabalho pedagógico, resgatar as raízes histórico-culturais dos diferentes grupos que compõem a sociedade em nível local e regional. Isso demanda uma forma­ção geral sólida, mas também uma formação específica para a inserção do homem no mundo do trabalho. O resgate da cida­dania passa pela qualidade do trabalho pedagógico realizado nas escolas, especialmente pela Escola fundamental.

Publicado

2012-08-08

Cómo citar

Weyh, M. da G. (2012). Cidadania e Escola. Revista De Ciências Humanas, 1(1), p. 13–23. https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.201

Número

Sección

Dossiê