Cidadania e Escola
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.201Resumen
O presente texto pretende tecer algumas considerações sobre a importância da educação no mundo globalizado. Uma das grandes preocupações dos educadores incide no papel que a escola deverá desempenhar para acompanhar, de forma crítica e construtiva, a evolução técnico-científica. Entende-se que a educação de qualidade é direito do cidadão, independente da classe social a que pertença. A competência do aluno se constrói na medida em que o professor fizer de sua sala de aula um verdadeiro laboratório de construção e reconstrução do conhecimento, na dinâmica contínua do aprender a aprender, assumindo não mais a postura de professor "auleiro", mas de alguém que o orienta, coordena, desafia e desperta a curiosidade do educando. É tarefa da escola instrumentalizar técnica e cientificamente os alunos. Cabe à escola e ao professor, em seu trabalho pedagógico, resgatar as raízes histórico-culturais dos diferentes grupos que compõem a sociedade em nível local e regional. Isso demanda uma formação geral sólida, mas também uma formação específica para a inserção do homem no mundo do trabalho. O resgate da cidadania passa pela qualidade do trabalho pedagógico realizado nas escolas, especialmente pela Escola fundamental.Publicado
2012-08-08
Cómo citar
Weyh, M. da G. (2012). Cidadania e Escola. Revista De Ciências Humanas, 1(1), p. 13–23. https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.201
Número
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Dossiê
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