TRABALHO DOCENTE E SAÚDE: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GÊNERO

Autores/as

  • Marli Lúcia Tonnato Zibetti
  • Maria Ivonete Barbosa Tamboril
  • Edimar Roberto de Lima Sartoro

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v12i18.188

Resumen

O texto apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida em três municípios de Rondônia, envolvendo 80 professoras que atuavam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, em escolas urbanas e escolas do campo. As referidas professoras foram ouvidas em entrevistas coletivas realizadas nos próprios locais de trabalho
e buscou-se compreender, a partir de seus depoimentos, a forma como lidavam com as diferentes atribuições da vida profi ssional, doméstica e pessoal e as implicações dessas demandas para sua saúde física e mental. Os resultados, analisados à luz da literatura que discute a saúde docente sob o enfoque de gênero, indicam que
as condições precárias de trabalho, somadas à baixa remuneração e extensas jornadas têm contribuído para o adoecimento de muitas professoras com visíveis repercussões na qualidade de vida e do trabalho docente.

Publicado

2012-05-14

Cómo citar

Zibetti, M. L. T., Tamboril, M. I. B., & Sartoro, E. R. de L. (2012). TRABALHO DOCENTE E SAÚDE: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GÊNERO. Revista De Ciências Humanas, 12(18), p. 57–76. https://doi.org/10.31512/rch.v12i18.188

Número

Sección

Dossiê