A TRAJETÓRIA DOS ESTUDOS SOBRE “REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA”

Autores/as

  • Maria de Lourdes Bernartt
  • Giovanna Peza

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v12i18.187

Resumen

Este artigo objetiva apresentar a trajetória de uma pesquisa desenvolvida por professores e alunos componentes de um grupo de pesquisa da UTFPR campus Pato Branco. A pesquisa denominada “Referenciais Teóricos e Metodológicos da Educação
do Campo: a Pedagogia da Alternância” iniciou-se em 2006, e está na sua terceira fase de execução. Na sua primeira fase, a pesquisa de caráter exploratório limitou-se a levantar e a analisar a produção acadêmica brasileira sobre Pedagogia da Alternância de 1969 a 2006, de acordo com objetivos específi cos estabelecidos. Na sua segunda fase, constituiu-se em fase de campo, com visitas às 16 CFR´s da região sudoeste do Paraná, além de dar continuidade ao levantamento da produção acadêmica sobre a temática. Na terceira fase, os pesquisadores propõem a ampliação do universo de investigação, mediante a pesquisa participante com estágios de vivência nas CFR´s do Sul do Brasil.

Publicado

2012-05-14

Cómo citar

Bernartt, M. de L., & Peza, G. (2012). A TRAJETÓRIA DOS ESTUDOS SOBRE “REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA”. Revista De Ciências Humanas, 12(18), p. 39–56. https://doi.org/10.31512/rch.v12i18.187

Número

Sección

Dossiê