RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO ENSINO DA ESTATÍSTICA

Autores/as

  • Alessandra de Abreu Corrêa Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - pUCRS

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1708

Palabras clave:

Educação Estatística

Resumen

Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o objeto dessa pesquisa. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A análise privilegiou a Análise Textual Discursiva e caracteriza–se como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a oito professores de Matemática do Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes nas práticas docentes sendo a resolução de problemas, um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística no Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Alessandra de Abreu Corrêa, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da URI, Campus Erechim. E-mail: aleacorrea@yahoo.com.br

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - pUCRS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. E-mail: jbrfilho@pucrs.br

Citas

BATANERO, Carmen. Los retos de la cultura estadística. In: Jornadas Interamericanas de Enseñanza de la Estadística, Buenos Aires, 2002. Disponível em: <http://www.docentes.unal.edu.co/pnpachecod/docs/losretos .pdf>. Acesso em: 25 out. 2009.

BATANERO, Carmen; GODINO, Juan; ESTEPA, A. Análisis Exploratório de datos: sus posibilidades en la enseñanza secundaria. Suma, n. 9, p. 25-31, 1991.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, v.2, 2006.

BRASIL. Eixos Cognitivos do Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília: MEC/INEP, 2007.

CURCIO, Frances R. Comprehensions of mathematical relationships expressed in graphs. Journal for Research in Mathematical Educations, v. 5, n. 18, p.382-393, Maio. 1987.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas. São Paulo: Ática, 1989.

GAL, Iddo. Adult´s Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities – Appeares. Internacional Statistical Review, n. 70, 2002, p. 1- 33.

GAUTHIER, Clermont. Et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre os saberes docentes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

GAUTHIER, Clermont.; MELLOUKI, M´Hamed. L’enseignant et son mandat: médiateur, héretier, interprète, critique. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 537-571, maio/ago. 2004

INAF. 2º Indicados Nacional de Alfabetismo Funcional: um diagnóstico para inclusão – primeiros resultados. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro/ Ação Educativa, 2002. Disponível em: <http://www.ipm.org.br>. Acesso: 15 de mar. 2009.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1998.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Literacia Estatística e INAF 2002. In: FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Letramento no Brasil: Habilidades Matemáticas. São Paulo: Global, 2004.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, abr. 2008.

LOPES, Celi Espasandin. Reflexões teórico-metodológicas para a Educação Estatística. In: LOPES, Celi Espasandin; CURI, Edda (Org.). Pesquisas em Educação Matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008a, p. 67-86.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: LOPES, Celi Aparecida Espasandin, Et al (Org.). Estudo e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 47-64.

MORAES, Roque. GALIAZZI. Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão. Apresentação. In: FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (Org.). Letramento no Brasil: Habilidades Matemáticas. São Paulo: Global, 2004. p. 9-10

NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. NÓVOA, António. (Org.) Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995, p. 13-34.

NÓVOA, António. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: PAPIRUS, 1997, p. 29 - 42.

NÓVOA, António. Relação escola – sociedade: “novas respostas para um velho problema”. In: SERBINO, Raquel Volpato (Org.). Formação de professores. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998, p. 19-40.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

SKINNER, Burrhus Frederic. An operant analysis of problem solving. The Behavioral and Brain Sciences, Cambridge,v.7, p. 583-613, 1984.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

Archivos adicionales

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

Corrêa, A. de A., & Rocha Filho, J. B. da. (2015). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO ENSINO DA ESTATÍSTICA. Revista De Ciências Humanas, 16(27), 146–159. https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1708