DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EFICIENTE DE LEITURA NA ESCOLA

Autores/as

  • Ana Paula Teixeira Porto
  • Luana Teixeira Porto

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1595

Resumen

Resumo: Este artigo discute a necessidade de formação de professores como sujeitos-leitores para desenvolver, no espaço escolar, o hábito de ler e compreender textos de forma crítica. O objetivo deste trabalho é mostrar como a prática de leitura do professor pode ser determinante para o desenvolvimento do gosto e da habilidade de leitura pelo aluno. Para isso, neste artigo, de caráter bibliográfico, tomam-se como referenciais estudos críticos sobre leitura e formação de professores no Brasil. Nota-se que o professor precisa ser um sujeito-leitor para ter condições de se tornar um mediador, na sala de aula, de autores literários e alunos-leitores e, dessa forma, contribuir para uma efetiva formação de leitores na escola.

Palavras-chave: Formação de professores. Formação de leitores. Leitura na escola.

Publicado

2017-09-12

Cómo citar

Porto, A. P. T., & Porto, L. T. (2017). DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EFICIENTE DE LEITURA NA ESCOLA. Revista De Ciências Humanas, 15(25), 94–107. https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1595