CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA PARA O PROFESSOR EXERCER A GESTÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Tânia Maria Stoffel Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silvia Pilegi Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1474

Palabras clave:

Professor-Gestor, Formação inicial, Formação contínua,

Resumen

Neste texto são apresentados alguns dados que integram a pesquisa realizada sobre o processo formativo do professor como gestor escolar da educação básica da rede pública estadual de Mato Grosso, aqui denominado de professor-gestor. Buscou-se, dentre outros objetivos, investigar, sob a ótica dos professores-gestores, as contribuições da formação inicial e da contínua para a realização das atividades inerentes ao seu cargo. A pesquisa foi qualitativa, aliada ao método de abordagem do materialismo histórico dialético e análise de conteúdo. Utilizou-se, como procedimentos de pesquisa, a entrevista e o questionário que foram aplicados a dez gestores que se encontravam no primeiro mandato. Os resultados indicaram a necessidade de um processo formativo mais amplo que propicie maior conhecimento sobre os processos escolares e, por conseguinte, maior autonomia das ações dos gestores.

Biografía del autor/a

Tânia Maria Stoffel, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Silvia Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso – Programa de Pós-Graduação em Educação; Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa  InvestigAção.

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Archivos adicionales

Publicado

2017-09-12

Cómo citar

Stoffel, T. M., & Rodrigues, S. P. (2017). CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA PARA O PROFESSOR EXERCER A GESTÃO ESCOLAR. Revista De Ciências Humanas, 15(25), 46–61. https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1474