TRABALHO COLABORATIVO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

Autores/as

  • Aline Nathalia Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.1021

Palabras clave:

Educação Especial, Ensino Colaborativo, Adaptação Curricular, Inclusão e Deficiência Intelectual

Resumen

A adaptação curricular é estratégia de ensino para possibilitar aos alunos com deficiência intelectual uma maneira de obter os conteúdos curriculares. Para viabilizar essa estratégia, professores do ensino regular e da educação especial precisam trabalhar juntos. O ensino colaborativo é um modelo que visa à parceria entre os professores da educação especial e do ensino regular para que eles planejem juntos as ações em sala de aula, para o desenvolvimento escolar e social do aluno com deficiência. Este trabalho teve por objetivo: analisar o trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e da educação especial na aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e verificar segundo a visão dos professores como o Ensino Colaborativo auxilia na elaboração das adaptações curriculares para o aluno com deficiência intelectual. Os dados foram coletados em duas escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. Participaram deste estudo quatro professores do ensino regular e dois professores da educação especial, que tinham em comum o mesmo aluno com deficiência intelectual. Como instrumento de coleta foi utilizado dois roteiros semiestruturados de entrevistas (um para o professor de educação especial e outro para o professor regular), um roteiro semiestruturado de observação participante e registro em diário de campo. Os dados foram organizados e analisados com base em categorias de análises. Com os resultados da pesquisa, identificou-se que os professores encontram dificuldades em estabelecer uma parceria colaborativa, devido ao pouco tempo que ambos têm para planejarem juntos, as aulas.

Publicado

2013-11-29

Cómo citar

Marques, A. N., & Duarte, M. (2013). TRABALHO COLABORATIVO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL. Revista De Ciências Humanas, 14(23), p. 87–104. https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.1021