RELAÇÃO DE PERTENÇA ENTRE ÉTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO CONTEMPORÂNEO DA ÉTICA ARISTOTÉLICA DAS VIRTUDES

Autores/as

  • Denis Silveira

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v5i5.251

Resumen

Este artigo tem como finalidade essencial interpretar a relação
de pertença entre a ética e a educação hodienarmente. Após uma pequena reconstrução dos paradigmas éticos e suas respectivas concepções educativas, iremos investigar as características fundamentais da ética aristotélica das virtudes e ressaltar de que maneira este modelo de pensamento pode nos servir de referência atualmente. A análise ressaltará o significado contemporâneo da ética das virtudes, seu modelo de fundamentação particularista-universalista e seus conceitos de cidadania e educação cívica. Conclui-se com algumas considerações a respeito da validade do pensamento aristotélico para a educação, a partir da identificação de uma relação de pertença inalienável entre o processo
educativo e o referencial ético.

Publicado

2012-08-16

Cómo citar

Silveira, D. (2012). RELAÇÃO DE PERTENÇA ENTRE ÉTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO CONTEMPORÂNEO DA ÉTICA ARISTOTÉLICA DAS VIRTUDES. Revista De Ciências Humanas, 5(5), p. 189–212. https://doi.org/10.31512/rch.v5i5.251

Número

Sección

Dossiê