EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVA CRÍTICO EMANCIPADORA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2468Palabras clave:
Epistemologia, Formação de professores, Práxis educativa.Resumen
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre quais seriam as relações possíveis entre Epistemologia, Formação de Professores e Práxis Emancipatória Crítica. A proposta está vinculada a um estudo bibliográfico que busca construir um corpo de conhecimentos teóricos-práticos que contribua para uma proposta de formação de professores da Educação Básica tendo como referência um problema de conhecimento referido à tessitura das relações sociais que se desenvolvem no plano estrutural, conjuntural e nas práticas cotidianas do trabalho historicamente constituído. Nesse sentido propõe-se discutir o que se entende por Epistemologia e como esta pode contribuir com a formação de professores, bem como quais categorias são fundamentais no campo conceitual para a compreensão das mediações entre epistemologia da práxis e formação docente a fim de possibilitar aproximações para uma perspectiva crítico emancipadora.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.