A ESPISTEMOLOGIA DE PROFESSORES E PROFESSORAS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS

Autores/as

  • Denise de Oliveira Alves
  • Simone Bianchini Canterle

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v4i4.226

Resumen

O artigo visa socializar as reflexões suscitadas pela pesquisa intitulada A Epistemologia de Professores e Professoras sobre o Processo de Construção do Conhecimento em Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Partindo do pressuposto de que a concepção epistemológica do(a) professor(a) é fundamental para que compreendamos seu encaminhamento metodológico e toda a sua postura frente aos seus  alunos, objetivou-se conhecer as concepções subjacentes a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa teve como locus uma escola da rede municipal de educação de Santiago/RS, onde foram entrevistadas quatro professoras dos anos iniciais do ensino
fundamental(1ª a 4ª série). Constatou-se que, em ocasião da pesquisa, a concepção das professoras entrevistadas esteve marcada pela contradição, uma vez que suas concepções ora
aprioristas, ora empiristas  não se apresentam suficientemente explicativas dos processos de ensinar e aprender de pessoas com necessidades educacionais especiais.

Publicado

2012-08-10

Cómo citar

Alves, D. de O., & Canterle, S. B. (2012). A ESPISTEMOLOGIA DE PROFESSORES E PROFESSORAS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS. Revista De Ciências Humanas, 4(4), p. 69–84. https://doi.org/10.31512/rch.v4i4.226

Número

Sección

Dossiê