A NOVA FILANTROPIA E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.209-228

Keywords:

formação de professores, filantropia 3.0, educação.

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir as implicações de movimentos organizados por grupos empresariais na formulação de diretrizes para a educação e para a formação de professores. Partimos da reflexão sobre a influência crescente da filantropia 3.0, geralmente operacionalizada por consolidadas e influentes empresas do setor privado, na educação e na formação continuada de docentes. Autores como Laval, Dardot e Ball são a base das teorizações desenvolvidas a partir de uma análise documental. Destaca-se o interesse de grupos privados em manter a sua influência no sistema público de ensino, especialmente no que se refere à elaboração de diretrizes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores (BNC-Formação). Defende-se que tais políticas movimentam uma rede discursiva que faz reverberar a crise da escola pública e sustenta os argumentos dos grupos empresariais como gestores da nova filantropia, que modela a formação de estudantes e professores, principalmente nas escolas públicas.

Author Biographies

Maria Tanise Raphaelli Bosquerolli Antunes, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Cursa Mestrado Profissional em Informática na Educação - IFRS/Campus Porto Alegre (2021). Possui Mestrado em Educação (UDE-Montevidéu/Uy - 2017/2022); Especialização em Metodologias do Ensino Superior (UNIRITTER, 2021); Especialização em Mídias na Educação (CINTED-UFRGS, 2018); Especialização em Supervisão Escolar (2016); Especialização em Ciências Sociais (2002) e graduação em Geografia (1995). Atualmente é supervisora escolar na Escola Estadual de Ensino Médio José Joaquim de Andrade. Participa do Grupo de Pesquisa Comunidade de Pesquisa em Narrativas Autobiográficas, Estudos da Linguagem e Pedagogias Emergentes (COM) da Universidade Federal Rural de Pernambuco; e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias, do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias na Educação. Realiza pesquisa nas áreas de tecnologias educacionais, formação de professores e cultura digital.

Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Porto Alegre

Professora do Instituto Federal Rio Grande do Sul. Docente permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE/IFRS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias (GEPEMT/CNPq/IFRS) e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Pós-doutorado (2018) e Doutorado (2013) em Educação, realizado no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciência da Computação (2003) e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais em educação, inclusão digital e formação de professores. Avaliadora Ad hoc CAPES. Consultora de Avaliação da CAPES, quadrienal (2017-2020), na Área Interdisciplinar. Membro do Conselho Editorial do IFRS e da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa do IFRS.

Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -Campos Porto Alegre

Possui graduação em Pedagogia Educação infantil e Anos Iniciais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa "Políticas e gestão de processos educacionais", Doutorado em Educação pela UFRGS na mesma linha de pesquisa e Pós-Doutoramento em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS na linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação" na perspectiva da Educação Digital. É professora da área da Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Porto Alegre, lecionando para os cursos de formação de professores (graduação e pós graduação). Atualmente é docente do IFRS - Campus POA no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Informática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. É membro da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (Cagppi) do Campus Porto Alegre do IFRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas na EPT, Gestão Democrática da Educação, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

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Published

2023-12-23

How to Cite

Antunes, M. T. R. B., Loureiro, C. B., & Procasko, J. C. S. R. (2023). A NOVA FILANTROPIA E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 209–228. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.209-228