IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC (SC): DILEMAS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.92-117Abstract
Este texto é fruto de uma pesquisa realizada no mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina cujo objetivo foi de analisar os impactos das políticas de formação de professores sobre os projetos políticos pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina. A pesquisa foi financiada pelo Fundo de Amparo à Pesquisa da Unoesc e está vinculada a um projeto macro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior Unicamp além da Rede Iberoamericana de Políticas e Processos em Educação Superior. A metodologia utilizada para construção desta pesquisa foi a Histórico-Crítica. Como resultados observamos haver uma manipulação de organismos internacionais além do Estado Neoliberal brasileiro, sobre as políticas de formação de professores construídas a partir de interesses voltados ao mercado de trabalho capitalista. Estas imposições podem ser percebidas nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Pedagogia, ora privilegiando a pedagogia técnica, ora impondo ajustes não contributivos para áreas de formação como é o caso das licenciaturas.
References
AGUIAR, Márcia Angela da S. et al. Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 27, n. 96 Especial, p. 819-842, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a10v2796.pdf> Acesso em: 30 de nov. 2015.
ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BORGES, Lívia F. F. Um currículo para a formação de professores. In: VEIGA, Ilma, P. A.; SILVA, Edileuza F. da. A escola mudou. Que mude a formação de professores. Campinas: Papiros, 2010. Cap. 2, p. 35-60.
BORÓN, Atílio. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf> Acesso em 30/04/2016
BRITO, Eliana Povoas; HEIDEN, Roberto. Entre a reestruturação e a expansão das Universidades Federais: movimentos que singularizam a travessia da UFPEL. São Paulo: Biblioteca Anpae. Série Cadernos: n.11, 2011. Disponível em: < http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/> Acesso em: 29 de nov. 2015.
CASAGRANDE, Ieda M. K., PEREIRA, Sueli M., SAGRILLO, Daniele R. O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil. Campinas: ETD, v. 16. n. 3, p. 494-512, set./dez. 2014. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/6700> Acesso em: 30 de nov. 2015.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 31, n. 111, p. 481-500, abr.-jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n111/v31n111a10.pdf> Acesso em: 25 de abr. 2016.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 28, n. 100 Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100.pdf> Acesso em: 29 de nov. 2015.
FRIGOTTO, G. Reformas educativas e o retrocesso democrático no Brasil nos anos 90. In: LINHARES, Célia (Org.). Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha. São Paulo: Cortez, 2001b.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.
GATTI, Bernardete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Curitiba: Editora UFPR – Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, out./dez. 1015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf> Acesso em: 30 de nov. 2015.
GENTILI, Pablo. O direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1059-1079, set./dez. 2009 Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br> Acessado em 21 de setembro de 2016.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto, 7ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 27, n. 96 Especial, p. 843-876, out. 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf> Acesso em: 30 de nov. 2015.
MAUÉS, Olgaíses. Formação e Trabalho Docente na Educação Superior. In: SILVA JUNIOR, João dos Reis et al. (org) Educação Superior: Internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015. Parte IV, cap 1, p. 205-228.
McCOWAN, Tristan; SCHENDEL, Rebecca. A mudança do papel da universidade e seu impacto na sociedade em países de baixa renda. In: SILVA JUNIOR, João dos Reis et al. (org) Educação Superior: Internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015. Parte I, cap 1, p. 19-48.
MÉSZÁROS, Instván. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
OLIVEIRA, Silvia A. de P.; ALMEIDA, Maria de L. P.; Educação para o mercado do trabalho: impasses e contradições. In: ALMEIDA, Maria de L. P.; SOUZA, Sônia R.; Políticas de educação e processos pedagógicos contemporâneos no Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, p. 109-125, dez. 1999 Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/ v20n68/a06v2068.pdf> Acesso em: 30 de nov. 2015.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2007.
SCHEIBE, Leda. Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: trajetória longa e inconclusa. São Paulo: Fund. Carlos Chagas – Cadernos de pesquisa, v. 37, n.130, p. 43-62, jan./abr. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/04.pdf> Acesso em 30 de nov. de 2015.
SCHNEIDER, Marilda Pasqual; DURLI, Zenilde; NARDI, Elton Luiz. Reforma dos cursos de formação de professores: relações entre as políticas curriculares e a prática pedagógica. Porto Alegre: Educação, v. 32, n. 3, p. 331-338, set./dez. 2009. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/4946/4189> Acesso em 29 de nov. de 2015.
SGUISSARDI, Valdemar. Modelo de expansão da Educação Superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a04.pdf> Acesso em 23 de set. de 2016.
SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, Maria Abádia da. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados, 2002.
SILVA, Rosana Gonçalves da; CATALÃO, Vera Margarida Lessa. Religação de saberes e educação: as contribuições do pensamento complexo. In: SILVA, Maria Abádia da; SILVA, Kátia A. C. P. Cordeiro da. (Org.) Pensamento político e pedagógico na formação do pesquisador em educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Escola S.A. Quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1999.
STROBEL NETO, Walter; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas de Educação Superior e Formação de Professores. Campinas: Marcado de Letras, 2017.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.
VEIGA, Ilma P. A. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
VEIGA, Ilma P. A.; VIANA, Cleide M. Q. Q. Formação de Professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, Ilma, P. A.; SILVA, Edileuza F. da. A escola mudou. Que mude a formação de professores. Campinas: Papiros, 2010. Cap. 1, p. 13-34.
WAISMANN, Moisés; CORSETTI, Berenice. O Banco Mundial e as políticas públicas para a educação superior no Brasil. In: SILVA JUNIOR, João dos Reis et al. (org) Educação Superior: Internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015. Parte II, cap 3, p. 119-138.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.