A QUESTÃO AGRÁRIA NO MÉDIO ALTO URUGUAI: O PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DAS TERRAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v6i6.261Abstract
O presente texto objetiva estudar a questão agrária do MédioAlto Uruguai, enfocando o processo de demarcação das terras e suas ocupações. Como última região do Estado a ser colonizada, o processo começa com a abertura das primeiras picadas quando ainda a demarcação estava a cargo da Inspetoria de Terras do Norte, localizada em Palmeira das Missões – RS. A grande extensão da região a ser colonizada fez com que o processo de demarcação das terras fosse muito lento, sendo acelerado somente a partir de 1939, quando é criada a Inspetoria de Terras de Frederico Westphalen. Por causa disso, a região vai ser povoada por “posseiros e intrusos” e, como conseqüência, muitos conflitos vão surgir.
Published
2012-08-23
How to Cite
Olkoski, W. (2012). A QUESTÃO AGRÁRIA NO MÉDIO ALTO URUGUAI: O PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DAS TERRAS. Revista De Ciências Humanas, 6(6), p. 143–158. https://doi.org/10.31512/rch.v6i6.261
Issue
Section
Dossiê
License
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.