POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA: UM ESTUDO NA UTFPR CÂMPUS PATO BRANCO/PR
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1675Keywords:
Educação Superior, Políticas de Permanência, DiscenteAbstract
Este artigo teve como questão: “Como ocorre a implementação e consolidação das políticas de permanência discente na UTFPR – Câmpus Pato Branco?”. Para tanto, o objetivo foi identificar e analisar a implementação e consolidação das políticas de permanência discente na UTFPR Câmpus Pato Branco. O percurso metodológico ocorreu inicialmente com a pesquisa exploratória, nesse processo foram identificadas as principais políticas para permanência discente disponíveis no âmbito da educação superior federal, bem como as implementadas na Instituição. Entende-se por política de permanência tanto o suporte financeiro, como ações de interação com a universidade, inserção em grupos de pesquisa e integração social. No espaço da UTFPR optou-se por aprofundar as informações acerca das políticas de permanência através de entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso e questionários com acadêmicos. Para as análises foram utilizados princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) e três categorias emergiram no processo: financeiro, formação técnico-científico e formação integral. Conclui-se que as políticas para permanência discente vão além do suposto financeiro e encontram-se ainda em processo de implementação. Tais políticas são gestadas em nível federal e aplicadas nas instituições . A participação da comunidade acadêmica em todas as etapas do processo se mostrou fundamental.
Educação Superior. Políticas de Permanência. Discente.
References
ANDIFES, Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras, 2011. Disponível em http://www.prace.ufop.br/novo/pdfs/publicacoes/Relatorio%20Nacional.pdf. Acesso em 18 abr.2012.
BARDAGI, M.P. Evasão e comportamento vocacional de universitários: Estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. 2007. 242f. Tese – (Doutorado em Psicologia) Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BITTAR, M.; FARIA, S. C.; HAGE, S. M. Democratização da educação superior no Brasil: discutindo o conceito. In. MANCEBO, D.; BITTAR, M.; CHAVES, V. L. J. (org.). Educação Superior: Expansão e Reformas educativas. Maringá, PR: Eduem, 2012.
BRASIL. Programa de Educação Tutorial – PET: Manual de Orientações Básicas, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=486&id=12228&option=com_content&view=article>. Acesso em 18 abr. 2012.
BRASIL. Plano de Reestruturação e Expansão da UTFPR - REUNI. Curitiba, dez 2007.
BRASIL. Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI – Diretrizes Gerais, Ago 2007. Disponível em <http://reuni.mec.gov.br/>. Acesso em: 29. set.2012.
BRASIL. Portal MEC. Plano Nacional de Educação – PNE, 2010. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16478&Itemid=1107>Acesso em: 09. out. 2012.
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96 de 20/12/96. Diário Oficial da União, Brasília (DF). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm - Acesso em 27 de setembro de 2011.
BRASIL. CAPES. Decreto PIBID, 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/DecretoPIBID_240610.pdf . Acesso em: 28.Jan.2013
BRASIL. Decreto PNAES. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm – Acesso em 08.Jan.2013
CNPq. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. Disponível em < http://www.cnpq.br/web/guest/pibic>. Acesso em: 21 mar. 2013.
LEITE, D. Aprendizagens do estudante universitário. In: LEITE, D. MOROSINI, M. (org) Universidade Futurante: Produção do ensino e inovação. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1997.
MARINHO-ARAUJO, C. M. Psicologia Escolar na Educação Superior: Novos Cenários de intervenção e pesquisa (p.155 – 202). In. MARINHO-ARAUJO, C. M. (org.) Psicologia Escolar: Novos Contextos de Pesquisa, formação e prática. Campinas: Editora Alínea, 2009.
MEC. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Reuni 2008 – Relatório do Primeiro Ano, 2009. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12261&Itemid=1085> – Acesso em: 27.set. 2011.
______. Dados Prouni. Disponível em: <http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php#conhecendo>. Acesso em: 03.Jan.13
MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol.27, n.94, p.47-69, jan/abr., 2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>.Acesso em: 26. abr. 2013.
SAMPAIO, S. M. R. Explorando Possibilidades: O trabalho do Psicólogo na Educação Superior. Em MARINHO-ARAUJO, C. M. (Org.) Psicologia Escolar: Novos Contextos de Pesquisa, formação e prática. Campinas: Editora Alínea, 2009, p.203-219.
SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.
UTFPR. Regulamento do Programa de Bolsa-Permanência ao Estudante da UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2010.
ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.