ROSALIND FRANKLIN EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIÁLOGOS SOBRE MULHERES, GÊNERO E CIÊNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.274-299

Keywords:

gênero e ciência, mulheres na ciência, livros didáticos de Biologia, educação em ciências.

Abstract

O trabalho tem como objetivo, a partir de registros da cientista Rosalind Franklin e de sua contribuição para a descrição da estrutura da molécula do ácido desoxirribonucleico (DNA) em livros didáticos de Biologia presentes em escolas públicas brasileiras, pensar nos atravessamentos mulheres, gênero, ciência e educação. Do ponto de vista teórico-metodológico, este artigo foi elaborado em diálogo com os estudos feministas e estudos que articulam o pensamento de Foucault e Educação. Os documentos tomados para análise são 4 quatro coleções de livros didáticos de livros de biologia aprovadas nos editais de 2012 a 2018 do Programa Nacional do Livro e Material Didático. A presença do trabalho da cientista e sua posição como sujeito cognoscente não é mencionada em apenas um dos livros. Os livros acionam saberes sobre gênero e ciência para reiterar o caráter humano e social do conhecimento científico ora ecoando continuidades e ora provocando deslocamentos com uma história falocêntrica da ciência.

Author Biographies

Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda e Mestre em Educação (UFU). Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Uberlândia/MG. Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação (GPECS). E-mail: alessandra.ferreira@ufu.br

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Educação (UFU). Professora Adjunta III da Faculdade de Educação e docente do quadro de professores/as permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/PPGED/UFU). Líder do GPECS/UFU.

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Published

2024-08-07

How to Cite

Ferreira, A. P. P., & Silva, E. P. de Q. (2024). ROSALIND FRANKLIN EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIÁLOGOS SOBRE MULHERES, GÊNERO E CIÊNCIA. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 274–299. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.274-299