QUESTÕES DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.87-112Keywords:
violência doméstica contra a mulher, ensino de Ciências, gênero feminino, ciência-tecnologia-sociedade.Abstract
Por muito tempo a violência doméstica contra a mulher fora legitimada por dogmas religiosos, por ideologias políticas e patriarcais, fazendo parte da história de muitas famílias mundo afora. Nesse sentido, investigamos: O que pesquisas publicadas em periódicos da área de Ensino de Ciências discutem sobre as questões de gênero e Violência doméstica contra a mulher? Objetivamos verificar se existiam pesquisas que investigaram Violência doméstica contra a mulher, considerando o contexto da sala de aula, em que são desenvolvidas as práticas educativas no Ensino de Ciências da Educação Básica e sua inter-relação com a Educação CTS/PLACTS. Analisar, por meio de revisão bibliográfica, pesquisas que apontavam Violência doméstica contra a mulher e questões de gênero em periódicos da área de Ensino de Ciências. Averiguar em documentos educacionais curriculares a presença da indicação da problematização da violência doméstica contra a mulher. O corpus de análise foi composto pelas edições da Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, da Revista Brasileira de Ensino de Física e da Revista Virtual de Química. É uma pesquisa qualitativa, do tipo ensaio teórico. Na busca, não encontramos artigos que discutiam explicitamente a violência doméstica contra a mulher e sim trabalhos que mencionavam brevemente o tema ao longo de suas escritas. Desse modo, resultados como os encontrados podem demonstrar que ainda há poucos estudos relacionados à violência doméstica contra a mulher, em especial, no ensino de ciências.
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