POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: TAREFA DE QUEM?

Autores

  • Edite Maria Sudbrack URI-FW

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.985

Palavras-chave:

Pedagogia universitária. Docência. Política Institucional.

Resumo

O estudo problematiza as políticas institucionais de formação pedagógica para a docência no ensino superior. O trabalho advoga a dupla face do fazer docente: ciência especifica e ciência pedagógica, enquanto possibilidade metodológica e epistemológica. Investiga a contribuição da formação pedagógica no ensino de qualidade, a partir de uma Política Institucional. O estudo baliza-se pelos pontos de vista teóricos que sustentam a área da formação de professores no Brasil e no Exterior. A pesquisa inscreve-se numa abordagem qualitativa e descritiva, utilizando-se de Grupo Focal, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Postula-se uma pedagogia universitária focada na aprendizagem com pesquisa, ensejando respostas ao novo contexto de mudanças por que passa a sociedade e a instituição de ensino superior.

Biografia do Autor

Edite Maria Sudbrack, URI-FW

Coordenadora do Mestrado em Educação da URI/Campus de Frederico Westphalen. Professora do Programa e do Departamento de Ciências Humanas. Chefe do Departamento de Ciências Humanas – URI/FW.

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Publicado

2013-08-07

Como Citar

Sudbrack, E. M. (2013). POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: TAREFA DE QUEM?. Revista De Ciências Humanas, 14(22), p. 69–86. https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.985