FORMAÇÃO INTEGRAL E AO LONGO DA VIDA
DILEMAS DA AUTONOMIA PARA O USO DE IA GENERATIVA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.191-215Palavras-chave:
Autonomia, Educação, Formação, Inteligência artificial generativaResumo
O presente artigo apresenta algumas considerações das pesquisas realizadas a partir do trabalho de uma dissertação de mestrado em educação sobre autonomia e inteligência artificial generativa. Deste modo, passamos a considerar como problema de pesquisa, quais as possíveis relações entre inteligência artificial generativa e autonomia na educação? Este trabalho apoia-se em uma revisão da literatura, aliada análise documental, considerando como referencial teórico os escritos sobre educação de Friedrich Nietzsche além alguns de seus comentadores, as orientações da Base Nacional Comum Curricular de 2018, do documento de referência Consenso de Beijing sobre a inteligência artificial e a educação de 2019, sobretudo em suas indicações acerca do aprendizado ao longo da vida, bem como relatórios da Unesco que problematizam aspectos da inteligência artificial na educação. Para responder a este problema, recorremos à noção de autonomia e educação de Friedrich Nietzsche, este filósofo alemão que nos coloca a refletir sobre uma formação integral dos indivíduos, uma noção de formação que vai além da instrução escolar ou cultural, mas uma forma contínua de constituição e aprimoramento de si mesmo. Pensando nessas características e a partir de um cenário contemporâneo de interações com inteligência artificial generativa no cotidiano escolar, buscamos refletir sobre inteligência artificial e educação e a perspectiva do aprendizado ao longo da vida. De natureza qualitativa e exploratória, este ensaio visa trazer contribuições aos campos da educação e inteligência artificial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.