DIFERENTES OLHARES
NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS, MOSTRAS E FEIRAS DE CIÊNCIAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.247-270Palavras-chave:
Educação integral, Feiras de ciências, Mostras científicas, Olimpíadas, AutonomiaResumo
O trabalho analisa Feiras de Ciências, Mostras e Olimpíadas Científicas sob uma perspectiva crítica e dialógica, fundamentada na Educação Integral. Investigamos se essas iniciativas garantem educação inclusiva ou perpetuam desigualdades sociais, considerando suas implicações pedagógicas e epistemológicas. A metodologia baseia-se em revisão teórica de Freire, Bachelard, Adorno e Moll. Freire defende uma educação crítica e democrática; Bachelard analisa obstáculos epistemológicos; Adorno ressalta a educação emancipatória contra a desinformação; e Moll propõe a articulação entre escolas e territórios. Os resultados indicam que, embora essas iniciativas sejam ferramentas pedagógicas relevantes, ainda enfrentam desafios para promover inclusão e equidade, frequentemente reproduzindo desigualdades. Concluímos ser essencial repensá-las sob uma abordagem crítica, priorizando inclusão, colaboração e formação integral, alinhando-as aos princípios da Educação Integral para garantir uma transformação educacional efetiva.
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