BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E O ACESSO À EDUCAÇÃO NOS TERRITÓRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.225-246

Palavras-chave:

Bibliotecas comunitárias, Educação não formal, Cidadania, Território

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel social das bibliotecas comunitárias no acesso à educação de forma contínua e permanente ao longo da vida, especialmente nas comunidades e territórios em que estão inseridas e se mostram essenciais. Isso ocorre porque, frequentemente, o Estado negligencia as áreas periféricas das cidades, seja por meio da precarização, seja pela inexistência de espaços culturais, educativos e de lazer, como bibliotecas, museus e teatros. Nesse contexto, os conceitos de território e cidadania emergem e se interconectam, sendo abordados sob diferentes perspectivas e níveis de complexidade. O coletivo, ao afirmar suas identidades, identifica lacunas, como a escassez de acesso à leitura e à informação, e, por meio de diversos movimentos, organiza-se e age em busca da emancipação e transformação social, bem como da garantia de seus direitos e cidadania. O papel social das bibliotecas comunitárias é destacado como o de espaços de pertencimento e promotores de equidade no acesso à leitura e à informação. Nesse processo, as práticas educativas, por meio da educação não formal, têm como base a proposta de uma educação permanente e continuada, que transcende os muros escolares, onde a leitura do mundo antecede a leitura da palavra, configurando-se como uma educação para a vida.

Biografia do Autor

João Paulo Borges da Silveira, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e bibliotecário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em Educação e graduação em Biblioteconomia e Sociologia.

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

Silveira, J. P. B. da. (2025). BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E O ACESSO À EDUCAÇÃO NOS TERRITÓRIOS. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 225–246. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.225-246

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas