PERSPECTIVA DOCENTE
DESAFIOS E POTÊNCIAS EM UM PROGRAMA INDUTOR DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.126-145Palavras-chave:
Educação Integral, Escola pública, Formação de professores, Programa São Paulo IntegralResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado intitulada “Programa São Paulo Integral – perspectiva dos docentes sobre a implementação do programa” (Braga, 2023). O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre a implementação do programa São Paulo Integral, a partir da perspectiva dos docentes que vivenciam o programa nas escolas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa (Deslandes, 1994), com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental (Gil, 2002) e estudo de caso múltiplo (Bogdan; Biklen, 1994). Para produção de dados, aplicou-se questionário e entrevista semiestruturada. Foram utilizados a análise de conteúdo (Laville; Dionne, 1999) e o método de análise de prosa (André, 1983). O aporte teórico inclui Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Guará (2006), Moll (2011, 2012), Almeida e Moll (2018) e Posser, Almeida e Moll (2016). Os resultados destacam como potência a autonomia discente, os projetos desenvolvidos e a formação continuada in loco. Os desafios se referem às diferentes concepções sobre educação integral, à homogeneização entre os conceitos de tempo integral e educação integral e à falta de tempo de preparo das aulas e de espaço disponível. Concluiu-se que a RME-SP busca o desenvolvimento integral dos estudantes. Não obstante, se faz necessário que essa rede esteja atenta para que o referido Programa não seja reduzido ao tempo integral e que o subsidie suficientemente para que os desafios sejam sanados. Com ressalvas, grande parte dos professores relatou acreditar na proposta do Programa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.