PERSPECTIVA DOCENTE

DESAFIOS E POTÊNCIAS EM UM PROGRAMA INDUTOR DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.126-145

Palavras-chave:

Educação Integral, Escola pública, Formação de professores, Programa São Paulo Integral

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado intitulada “Programa São Paulo Integral – perspectiva dos docentes sobre a implementação do programa” (Braga, 2023). O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre a implementação do programa São Paulo Integral, a partir da perspectiva dos docentes que vivenciam o programa nas escolas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa (Deslandes, 1994), com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental (Gil, 2002) e estudo de caso múltiplo (Bogdan; Biklen, 1994). Para produção de dados, aplicou-se questionário e entrevista semiestruturada. Foram utilizados a análise de conteúdo (Laville; Dionne, 1999) e o método de análise de prosa (André, 1983). O aporte teórico inclui Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Guará (2006), Moll (2011, 2012), Almeida e Moll (2018) e Posser, Almeida e Moll (2016). Os resultados destacam como potência a autonomia discente, os projetos desenvolvidos e a formação continuada in loco. Os desafios se referem às diferentes concepções sobre educação integral, à homogeneização entre os conceitos de tempo integral e educação integral e à falta de tempo de preparo das aulas e de espaço disponível. Concluiu-se que a RME-SP busca o desenvolvimento integral dos estudantes. Não obstante, se faz necessário que essa rede esteja atenta para que o referido Programa não seja reduzido ao tempo integral e que o subsidie suficientemente para que os desafios sejam sanados. Com ressalvas, grande parte dos professores relatou acreditar na proposta do Programa.

Biografia do Autor

Wildiane Sousa Braga, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/SP (2023) na área de educação integral. Membra do Grupo de Pesquisa e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP), reconhecido pelo CNPq, onde se dedica a estudos sobre Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Além dessas temáticas, continua se dedicando a estudos relacionados à educação integral. Foi coordenadora pedagógica e orientadora educacional na rede privada de 2007 a 2011. Ingressou na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP) em 2015, como professora de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e também desempenhou a função de Professora Orientadora de Alfabetização (POA). Atualmente, assume o cargo de Coordenadora Pedagógica em um Centro de Educação Infantil (CEI) na Rede Pública Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP).

Jorge Luiz Barcellos da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Licenciado em Geografia (UFRGS), Mestre em Geografia Humana (USP) e Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Educação (DE) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos (EFLCH/UNIFESP); Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UNIFESP), Linha de Pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Professores (GEPEPINFOR- UNIFESP). Vice coordenador e pesquisador do Grupo de Estudos e Observatório de Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP - UNIFESP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Geografias do Contemporâneo (USP). Os interesses de pesquisa incidem principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino de Geografia, Formação de Professores de Geografia, Teoria e Método da Ciência Geográfica, Geografia do Brasil, Trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil, Geografia da Educação, Professores nas cidades: experiências urbanas, Formação de Professores na/da escola pública

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Braga, W. S., & Silva, J. L. B. da. (2025). PERSPECTIVA DOCENTE: DESAFIOS E POTÊNCIAS EM UM PROGRAMA INDUTOR DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 126–145. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.126-145

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas