ENSINO COLABORATIVO, UMA ALTERNATIVA PARA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.79-98

Palavras-chave:

formação continuada de professores, educação inclusiva, inclusão escolar, sujeito da educação especial, ensino colaborativo.

Resumo

Para uma educação que atenda às demandas do início deste século, isto é, educação para todos os alunos, é necessário pensar a formação continuada docente e em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas a metodologia de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em provocar reflexões sobre a formação continuada docente e a escolarização de alunos público-alvo da educação especial no Ensino Médio como caminho para a inclusão. O estudo, de natureza qualitativa, investigou a formação continuada docente ao longo da última década, por meio da pesquisa participante para examinar como a educação inclusiva é trabalhada junto aos professores do Ensino Médio. Foram analisados os momentos formativos e as práticas pedagógicas em sala de aula entre outras ações educacionais, como o, próprio, atendimento educacional especializado neste contexto, bem como os documentos das intuições, Projeto Político Pedagógico ao Plano de Ensino Individualizado (PEI). Os resultados evidenciaram, entre outros, mudanças e fragilidades na formação continuada docente, os avanços quanto a matrícula na escola regular ou comum a partir das políticas de educação inclusiva, assim como apontam algumas possibilidades, como o ensino colaborativo para a inclusão escolar e os desafios a serem enfrentados pelo sistema de ensino estadual para garantir a aprendizagem desses sujeitos.

Biografia do Autor

Rosane Cardoso Garcia, UFFS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Participante do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e
Processos Educativos (GEDUFOPE) e do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE) ambos da UFFS. Professora e educadora especial da rede pública estadual do RS.

Marilane Maria Wolff Paim, UFFS-Erechim

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS), Mestre em Educação e Ensino pela Universidade do Contestado (UNC). Docente/DE na
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Educação,
Formação Docente e Processos Educativos. Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do
Instituto Federal Catarinense (IFC).

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Garcia, R. C., & Paim, M. M. W. (2024). ENSINO COLABORATIVO, UMA ALTERNATIVA PARA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 79–98. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.79-98