A CHEGADA PRECOCE DAS TELAS NA VIDA DA CRIANÇA E AS IMPLICAÇÕES ADVINDAS DESSA RELAÇÃO: PAPEL PREVENTIVO E INTERVENTIVO DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.102-118

Palavras-chave:

Crianças Pequenas, Tecnologias Digitais, Saúde Física e Mental.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a introdução   precoce das tecnologias digitais na vida das crianças com ênfase nos desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19, quando as atividades escolares migraram para o ensino remoto. Embora se reconheça os benefícios potenciais dos recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem quando utilizados de maneira equilibrada, a pesquisa enfatiza os efeitos adversos resultantes da exposição excessiva ao mundo digital. Problemas de saúde física e mental, como obesidade, distúrbios do sono, problemas visuais, posturais e questões emocionais, foram identificados como consequências dessa imersão intensiva. O estudo tem como objetivo propor uma reflexão aprofundada sobre os efeitos nocivos da exposição precoce das crianças às telas e as implicações no seu desenvolvimento físico e mental. Trata de uma pesquisa qualitativa, metodologicamente embasada numa abordagem bibliográfica descritiva. Como resultados, observou-se a necessidade de efetivar parcerias colaborativas entre escola, famílias, profissionais de saúde e especialistas em tecnologia. Essa cooperação visa criar um ambiente de apoio mútuo, promovendo não apenas a conscientização, mas também práticas efetivas para o desenvolvimento saudável das crianças. Além disso, os resultados almejam ser um valioso contributo para profissionais que atuam na área da infância, incentivando a preservação da saúde física e mental das crianças e procurando mitigar os impactos negativos da exposição precoce às telas, ao mesmo tempo que prepara as crianças para um uso responsável e consciente das tecnologias digitais em suas vidas.

Biografia do Autor

Maria Souza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Maria Souza dos Santos. Doutoranda e Mestra em Educação (PUCRS). Pós-graduada em Gestão de Pessoas-MBA (Unisinos) e Psicopedagogia (PUCRS). Graduada em Letras e Pedagogia (Unoeste/SP).  Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Porto Alegre. Escritora do livro: “Educar crianças pequenas para valores: uma práxis impregnada de cuidado”. Pesquisadora do NEPIEI- Núcleo de estudos e pesquisas sobre infância e educação infantil. Bolsista CAPES. maria.souza67@edu.pucrs.br. https://orcid.org/0000-0003-1170-6386

http://lattes.cnpq.br/3760098074108223

 

 

Sandra Canal, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Educação- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Porto Alegre – RS, pesquisadora do NEPIEI- Núcleo de estudos e pesquisas sobre infância e educação infantil. Bolsista CAPES.

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutora em Serviço Social. Psicóloga. Docente e pesquisadora PPGEDU/PPGCS- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Porto Alegre – RS.  Coordenadora do Grupo de  NEPIEI- Núcleo de estudos e pesquisas sobre infância e educação infantil (PUCRS)

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Santos, M. S. dos, Canal, S., & Santos, A. M. dos. (2023). A CHEGADA PRECOCE DAS TELAS NA VIDA DA CRIANÇA E AS IMPLICAÇÕES ADVINDAS DESSA RELAÇÃO: PAPEL PREVENTIVO E INTERVENTIVO DA ESCOLA. Revista De Ciências Humanas, 24(2), 102–118. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.102-118