EDUCAÇÃO ENQUANTO SABEDORIA DE VIDA PARA TODOS E TODAS: DIMENSÃO SOCIOPOLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.17-35Palavras-chave:
educação para todos e todas, ética, educação integral, biosofia.Resumo
A educação enquanto campo de pesquisa e ação permanente, opera no sentido do acompanhamento intelectual, cognitivo e afetivo do desempenho dos/as alunos/as e dos reflexos nos seus futuros. Uma educação de qualidade científica e humanista para todos e todas, com o intuito de formar cidadãos e cidadãs críticos, ativos, participativos, está além da mera preparação para avaliações formais; é uma educação que inquieta, faz pensar e planejar novos modos de aprender e ensinar. Por que pensar em uma educação de formação integral para todos e todas? Que relevância tem para a formação dos indivíduos? A temática da educação para todos e todas, o acesso universalizado a ela, a permanência, a construção e conquista do conhecimento, são problemas que perpassam diferentes momentos históricos no Brasil. Esse texto tem o objetivo de debater a procrastinação no enfrentamento a situações históricas de descaso com o campo educacional e pedagógico e dialoga com diferentes autores/as, como Arroyo (2014), Paulo Freire (2021 e 2022), Morin (2015) e Savater (2012), assumindo uma perspectiva hermenêutico-crítica de cunho bibliográfico.
Referências
ALVES, Rubem. Gaiolas ou asas. A arte do voo ou a busca da alegria de aprender. Porto: Edições Asa, 2004.
ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BERNARDI, Lucí T. M. Santos; CECCO, Bruna Larissa. Educação financeira e projetos de vida: tecendo formas para o ser humano sobreviver e transcender. In: MOLL, Jaqueline; BERNARDI, Luci. Cidades educadoras: Novos olhares para o desenvolvimento humano na escola e para além dela – aportes reflexivos do XI SINCOL. Frederico Westphalen: URI, 2021. P.34-53.
D‘AMBROSIO, Ubiratan. Paz, educação matemática e etnomatemática. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 4, n. 8, p.15-33, junho 2001.
FABRIS, Elí T. Henn; et al. A universidade e a escola na constituição de um ethos afirmativo democrático para uma cidade aberta. In: MOLL, Jaqueline; BERNARDI, Luci. Cidades educadoras: Novos olhares para o desenvolvimento humano na escola e para além dela – aportes reflexivos do XI SINCOL. Frederico Westphalen: URI, 2021. P.54-73.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 71.ed. Rio de Janeiro : Paz & Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
RIGO, Neusete Machado; LUFT, Hedi Maria; WEYH, Cênio Back. Práticas que potencializam anúncios pedagógicos de humanização. In: MOLL, Jaqueline; BERNARDI, Luci. Cidades educadoras: Novos olhares para o desenvolvimento humano na escola e para além dela – aportes reflexivos do XI SINCOL. Frederico Westphalen: URI, 2021. P. 16-33.
SAVATER, Fernando. O valor de educar. 2 ed. São Paulo: Planeta, 2012.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.