EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ARTES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Cilene Margarete Pereira
  • Luciano Marcos Dias Cavalcanti
  • Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.07-25

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos. Tertúlias Dialógicas. Extensão. Relato de experiência. Educação Básica.

Resumo

A educação em direitos humanos tem o fim de capacitar pessoas e difundir informações para a promoção de uma cultura em direitos humanos por meio de programas e planos de educação em direitos humanos (ONU, 2006). Pensar em educação em direitos humanos significa, portanto, acenar de modo direito para uma educação e uma sociedade inclusivas, que promovam a inserção de todos os grupos e indivíduos, sem segregações ou discriminações, sobretudo das chamadas minorias sociais (SODRÉ, 2005). Considerando este contexto, o artigo relata a experiência do Projeto de Extensão “Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na educação básica”, realizado pela UNIFAL-MG, Campus Varginha, juntamente com alunos do 3.º ano do Ensino Médio do CEFET, Campus Varginha. Tendo como áreas temáticas Direitos Humanos e Justiça e Educação, o projeto reflete sobre a relação entre direitos humanos e grupos sociais em situação de vulnerabilidade, visando contribuir com a formação cidadã dos envolvidos por meio da educação em direitos humanos. Para tanto, fez uso da metodologia das Tertúlias Dialógicas adaptada ao contexto. A participação no projeto de extensão permitiu aos envolvidos (alunos da UNIFAL-MG e do CEFET-MG) um contato mais eficaz com temáticas dos direitos humanos e colaborou com sua formação crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

Cilene Margarete Pereira

Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP). Professora Visitante da Universidade Federal de Alfenas, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (UNIFAL-MG/ICSA), Coordenadora do Projeto de Extensão Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na Educação Básica

Luciano Marcos Dias Cavalcanti

Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP). Foi Professor substituto da Universidade Federal de Alfenas, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (UNIFAL-MG/ICHL). Coordenador Adjunto do Projeto de Extensão Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na Educação Básica.

Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas (PUC-SP). Docente efetiva no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Varginha. Colaboradora no Projeto de Extensão Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na Educação Básica, da UNIFAL-MG, Campus Varginha

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

Pereira, C. M., Cavalcanti, L. M. D., & Toledo, E. G. F. de. (2023). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ARTES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 7–25. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.07-25