GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM DISCENTE NA VIRTUALIDADE

Autores

  • Rosane de Fátima Ferrari URI/FW
  • Arnaldo Nogaro

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.110-125

Palavras-chave:

Virtualidade. Gestão. Perfil. Estilo. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa, com o intuito de abordar a gestão do conhecimento e da aprendizagem na virtualidade, considerando o movimento de desterritorialização do processo de aprendizagem, que passa a existir, como dimensão que não ocupa um local definido dentro de um espaço, mas que é capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados. Ponderar sobre a gestão do tempo e espaço para aprender na virtualidade torna-se importante para que o docente possa conhecer o perfil do aluno virtual, além de contribuir para um planejamento mais efetivo e centrado no desenvolvimento de suas capacidades. Soma-se a isso ser oportuno compreender quais são os estilos-modos de aprendizagem pelos quais pensa e aprende o estudante na virtualidade. Embora tenha mudado a forma de aproximação, conexão e relação professor-aluno, alguns aspectos do processo pedagógico se mantém, como conhecer o perfil do aprendente, encontrar formas de produzir sentido naquilo que é aprendido para que tenha atratividade e provoque o desejo do estudante de aprender. O cenário criado com o advento e disseminação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) põe o professor diante de desafios permanentes exigindo a aquisição de novas habilidades e o conhecimento das linguagens pelas quais estes novos artefatos são veiculados, sem esquecer a relevância do pensamento crítico, do desenvolvimento da capacidade de análise e de outras formas de exercer o pensamento criativo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Ferrari, R. de F., & Nogaro, A. (2023). GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM DISCENTE NA VIRTUALIDADE. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 110–125. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.110-125