AS AMBIGUIDADES DA PROFISSIONALIZAÇÃO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: FORMAR CIDADÃOS OU TREINAR MÃO DE OBRA BARATA PARA SERVIR O CAPITAL?
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.64-78Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, profissionalização, humanidades.Resumo
O presente artigo tem por escopo analisar, a partir da Medida Provisória 746/2016 e da Lei Federal 13.415/2017, a ambiguidade da profissionalização presente na Reforma do Ensino Médio, mostrando que de certa forma contradiz os indicativos da Constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 sobre o papel da educação. O texto terá como fio condutor de investigação a seguinte pergunta: a profissionalização indicada na Reforma do Ensino Médio constitui um processo de formação cidadã ou instrumentaliza os indivíduos para se tornarem úteis ao acúmulo de capital? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental tendo como referencial teórico os estudos de Silva (2018), Fávero, Pagliarin e Sobrinho (2020), Quadros e Krawczik (2021) dentre outros. O texto está organizado em três partes. Na primeira seção, busca fazer uma análise da atual reforma do ensino médio, mostrando de que forma ela foi influenciada pelo setor empresarial e tem como como finalidade esvaziar a formação das humanidades na escolarização dos jovens; a segunda seção apresenta as ambiguidades da retórica sobre a profissionalização da educação; a terceira seção realiza uma análise da função social da escola para além da profissionalização indicando que as humanidades são imprescindíveis para a formação de sujeitos críticos e reflexivos.
Referências
ANPOF. Manifesto contra a medida provisória N. 746/2016. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Manifesto-Anfope-MP-746-12.10.2016R.pd
ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre: imagens e auto imagens. Petrópolis, RJ Vozes, 2000.
BECHI, Diego; TREVISOL, Marcio Giusti; BILIBIO, Rogerio Augusto. A produção do conhecimento voltado para o mercado e a crise das humanidades: uma análise da Portaria MCTIC n. 1.122 a partir de Martha Nussbaum. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro, CENTENARO, Júnior Bufon. Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação. Curitiba: CRV, 2021, p.257- 274.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art4
BRASIL. Medida Provisória 746/2016 de 22 de setembro de 2016. Disponível
em:https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992
COPATTI, Carina. O neoliberalismo chega à escola: discursos produzidos e possibilidades de enfrentamento pela dimensão ético-estética. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro. Leituras sobre Educação e Neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, p.375-388.
FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Puiati; SOBRINHO, Sidinei Cruz. A lógica perversa da profissionalização: a ideologia empresarial invade os processos formativos. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro. Leituras sobre Educação e Neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, p.123-138.
FÁVERO, Altair; TOMAZETTI, Elisete. Em defesa das humanidades na formação: a educação democrática das futuras gerações. Educação Unisinos, v.25, p.1-16, 2021. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/23168
FÁVERO, Altair Alberto; STEFANELLO, Flávia; ROSA, Francieli Nunes da. Interculturalidade e cidadania universal: o papel imprescindível das humanidades ne perspectiva de Nussbaum. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro, CENTENARO, Júnior Bufon. Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação. Curitiba: CRV, 2021, p.143-156.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins, 2015.
PINHEIRO, Ana Paula; SARTORI, Jerônimo. A educação democrática em Nussbaum e a educação libertadora em Freire: relações e aproximações. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro, CENTENARO, Júnior Bufon. Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação. Curitiba: CRV, 2021, p.111-125.
QUADROS, S. F. de; KRAWCZYK, N. O capital vai ao ensino médio: uma análise da reforma no processo de circulação do capital. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021044, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659576
RS/SEDUC. Referencial Curricular Gaúcho - Ensino Médio. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br/novo-ensino-medio
ROCHA, Janimara; MADALOZ, Marcos Antonio Martinelli. Algumas indicações de convergências e divergências nos conceitos de formação humana entre as tradições da paideia, da bildung e os desafios da atualidade em Martha Nussbaum. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro, CENTENARO, Júnior Bufon. Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação. Curitiba: CRV, 2021, p.291-306.
SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC da Reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34, e214130|2018 Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.