O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO PARA AS VIVÊNCIAS HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.95-105Palavras-chave:
Jogo colaborativo, Jogo competitivo, Educação básicaResumo
O objetivo desse estudo é investigar o jogo no currículo da Educação Física na Educação Básica em escolas públicas e as características cooperativas e competitivas que pode assumir. O trabalho se desenvolve a partir do levantamento bibliográfico acerca da legislação vigente e da busca em artigos científicos veiculados em periódicos com estrato elevado. Os jogos no trabalho pedagógico do movimento na Educação Física podem formar para a competição ou para a cooperação, ou seja, para o desenvolvimento de pensamentos e ações dos indivíduos em suas relações com a estrutura da sociedade. A competição deve ser mantida sob controle quando inserida na rotina escolar. Por isso, os professores precisam estar apossados do dinamismo pedagógico-educativo e dos saberes específicos e interdisciplinares da área para pensar seu trabalho docente e estarem atentos/as para que não ultrapassem os limites e aproveitem os momentos para uma formação equilibrada e a educação para a harmonia e convivência social com crescimento e aprendizado da pluralidade, da diversidade e apropriação dos aspectos dinâmicos e de tensionamento das experiências humanas. Nesse aspecto a presente reflexão observa que o/a profissional de Educação Física pode ponderar no momento de instalar a competição entre os/as alunos. Jogos cooperativos tendem a promover o interesse, a integração igualitária e a motivação dos/das alunos/as, compreensão que se mostra interessante para a difusão atualmente em que o individualismo se exacerba. Diante do exposto, essa reflexão apresenta discussões, obras relevantes e exemplos de jogos colaborativos que podem ser explorados pelos/as profissionais de Educação Física.
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