O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO PARA AS VIVÊNCIAS HUMANAS

Autores

  • Alessandra Zanini da Silva Rodrigues URI – FREDERICO WESTPHALEN-RS / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO https://orcid.org/0000-0002-2064-4765
  • Claudionei Vicente Cassol Professor na URI-Frederico Westphalen-RS

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.95-105

Palavras-chave:

Jogo colaborativo, Jogo competitivo, Educação básica

Resumo

O objetivo desse estudo é investigar o jogo no currículo da Educação Física na Educação Básica em escolas públicas e as características cooperativas e competitivas que pode assumir. O trabalho se desenvolve a partir do levantamento bibliográfico acerca da legislação vigente e da busca em artigos científicos veiculados em periódicos com estrato elevado. Os jogos no trabalho pedagógico do movimento na Educação Física podem formar para a competição ou para a cooperação, ou seja, para o desenvolvimento de pensamentos e ações dos indivíduos em suas relações com a estrutura da sociedade. A competição deve ser mantida sob controle quando inserida na rotina escolar. Por isso, os professores precisam estar apossados do dinamismo pedagógico-educativo e dos saberes específicos e interdisciplinares da área para pensar seu trabalho docente e estarem atentos/as para que não ultrapassem os limites e aproveitem os momentos para uma formação equilibrada e a educação para a harmonia e convivência social com crescimento e aprendizado da pluralidade, da diversidade e apropriação dos aspectos dinâmicos e de tensionamento das experiências humanas. Nesse aspecto a presente reflexão observa que o/a profissional de Educação Física pode ponderar no momento de instalar a competição entre os/as alunos. Jogos cooperativos tendem a promover o interesse, a integração igualitária e a motivação dos/das alunos/as, compreensão que se mostra interessante para a difusão atualmente em que o individualismo se exacerba. Diante do exposto, essa reflexão apresenta discussões, obras relevantes e exemplos de jogos colaborativos que podem ser explorados pelos/as profissionais de Educação Física.

Biografia do Autor

Alessandra Zanini da Silva Rodrigues, URI – FREDERICO WESTPHALEN-RS / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

Graduada em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista, na cidade de Presidente Prudente-SP (2005 a 2009),  especialização em Educação Física Escolar, na Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2009) e Mestre em Educação pela URI – Universidade de Frederico Westphalen-RS (2019 a 2020).

Claudionei Vicente Cassol, Professor na URI-Frederico Westphalen-RS

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí – Ijuí, RS). Professor na URI-Frederico Westphalen-RS e no CEEDO, Cerro Grande-RS.

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Publicado

2022-03-02

Como Citar

Rodrigues, A. Z. da S., & Cassol, C. V. (2022). O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO PARA AS VIVÊNCIAS HUMANAS. Revista De Ciências Humanas, 23(1), 95–105. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.95-105