PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTE VIRTUAL: UMA ANÁLISE INDICIÁRIA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MEDIADO PELO LIVRO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.27-44

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Literatura infantil, Estudos bakhtinianos, Paradigma indiciário

Resumo

À luz da perspectiva teórica proposta por Mikhail Bakhtin e seu Círculo de estudos, que concebe a linguagem como meio de interação social, voltamos nosso olhar para o texto produzido por sujeitos social e historicamente situados e propomos desenvolver um exercício prático, que permita a investigação do papel do livro infantil no processo de apropriação da modalidade escrita da língua em contexto digital. Nesta proposta, assumimos que a leitura se caracteriza como interlocução entre leitor e escritor, sendo o resultado deste diálogo a constituição tanto dos sentidos do texto que foi lido, quanto dos indivíduos que dele participaram ativamente. Partimos, portanto, do pressuposto de que os sentidos do texto escrito são constituídos de maneira dialógica, para perceber, por meio de um exercício de aplicação, como uma criança de sete anos, que no ano de 2021 cursa o segundo ano do Ensino Fundamental, ou seja, em processo de alfabetização, apropria-se da palavra do outro para construir sua própria escrita. Considerando as limitações impostas pela pandemia causada pelo vírus Covid-19, este exercício realizou-se em ambiente virtual, através da plataforma WebConf, sendo dividido em um momento de leitura do livro infantil “A Visita” – escrito e ilustrado por Antje Damm – e de um momento de produção escrita. Como resultado desta interação temos a produção da criança, cuja análise – guiada pela metodologia do Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989) – mostra que é possível trabalhar com as obras literárias, a partir de uma perspectiva enunciativa, dentro do ambiente digital estimulando a apropriação ativa e responsiva da linguagem escrita.

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

de Souza, G. D., & Giovani, F. (2021). PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTE VIRTUAL: UMA ANÁLISE INDICIÁRIA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MEDIADO PELO LIVRO INFANTIL. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 27–44. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.27-44