A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES: PRÁTICAS LEITORAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Neide Figueiredo de Souza UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
  • Luana Teixeira Porto

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.03-26

Palavras-chave:

Contação de Histórias, Formação Leitora, Ensino Fundamental, sequência didática.

Resumo

Este artigo aborda a contação de história como recurso pedagógico para a formação de leitores. Questiona-se: De que forma a contação de histórias pode contribuir para a formação leitora nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Que práticas leitoras podem ser propostas para estimular a leitura nesse nível de ensino? Partindo-se do pressuposto de que a leitura é essencial às práticas escolares e que é preciso estimular a compreensão de textos como forma de ampliação de visão de mundo, busca-se, como objetivo geral, refletir sobre a contação de histórias como estratégia para o estímulo da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver o estudo, como fundamento teórico, foram explorados trabalhos e proposições teórico-críticas e orientações da Base Nacional Curricular Comum sobre a leitura e a formação de leitores, a contação de histórias e a formação leitora. Considerando estudos de autores diversos, construiu-se uma sequência de proposições didáticas que embasam a contação de histórias para a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental. As propostas abordaram diferentes temas, tendo como fio condutor as noções de identidade e diferença, consideradas essenciais para a formação humana.

Biografia do Autor

Neide Figueiredo de Souza, UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

Mestra em Educação

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000.

BUSATTO, Cléo. Contar e Encantar: Pequenos Segredos da Narrativa. 3ª ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2003.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

KLEIMAN, Angela B. Projetos de Letramento na Educação Infantil. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, UNIYTAU, vol.1, n° 1, 2009, p. 1-10. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2020.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Ática, 2002.

MEC. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Ministério de Educação – MEC / Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED / União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

de Souza, N. F., & Teixeira Porto, L. (2021). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES: PRÁTICAS LEITORAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 3–26. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.03-26