A CULTURA DIGITAL E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA BNCC: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.69-82

Palavras-chave:

Formação do leitor, Tecnologias Digitais, BNCC.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender como a BNCC na área da Linguagem, Componente Curricular Língua Portuguesa (anos finais do Ensino Fundamental) – aborda a formação do leitor a partir da consideração da cultura digital e das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Em consideração ao contexto contemporâneo, permeado pelas tecnologias digitais, a proposta da BNCC de Língua Portuguesa organiza os seguintes eixos de integração que envolvem as práticas de linguagem: leitura, produção de textos, leitura literária, oralidade e análise linguística/semiótica. Os eixos relacionam-se com práticas de linguagem situadas e organizadas por campo de atuação. Delimitou-se para essa análise o eixo da leitura literária. A partir dessa definição na BNCC, considera-se a organização por campos de atuação, dentre eles escolhemos o campo artístico-literário. Os resultados do estudo indicam que as práticas contemporâneas de leitura e escrita são expressas por novos gêneros e produções textuais com características multissemióticas e multimidiáticas, o que revela a necessidade de o aluno compreender estas novas práticas de (multi) letramento (s), assim como seja capaz de ter uma postura ativa e construtiva, se constituindo em leitor e produtor de literatura de forma crítica e artística.

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

da Silva, A. M., Devides, M. M., & Melo, B. J. C. B. de. (2021). A CULTURA DIGITAL E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA BNCC: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 69–82. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.69-82