A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.194-215

Palavras-chave:

Serviços socioassistenciais. Educação não formal. Atuação do pedagogo.

Resumo

O artigo trata da atuação do Pedagogo nos espaços socioassistenciais, na perspectiva da educação não formal e debate sua participação neste contexto. Parte da seguinte indagação: qual o papel do pedagogo no âmbito das ações socioeducativas postuladas pela política de Assistência Social? A discussão é realizada em uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica e análise documental sobre o espaço de educação não formal e seu processo de desenvolvimento. Tem como base bibliográfica, os estudos de Coombs (1976), Gohn (2020; 2016), Schmidt e Silva (2015) e Vieira (2011) e análise dos seguintes documentos:  a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) (BRASIL, 1993), Política Nacional de Assistência Social (PNAS) (BRASIL, 2004), Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (BRASIL, 2009), Norma Operacional, Cadernos de Orientação Técnica e Normativas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Define a política supracitada para melhor compreensão dos espaços e equipamentos socioassistenciais. Situa as ações socioeducativas no campo da política da Assistência Social nos serviços executados em seus equipamentos e o papel do Pedagogo nestes espaços, considerando seu processo de formação. Conclui, destacando os trabalhos pedagógicos que competem aos pedagogos nos espaços dos serviços socioassistenciais, considerando sua especificidade socioeducativa e sua atuação nesses serviços.

Biografia do Autor

Ana Lucia Ferreira Silva, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), docente do Departamento de Educação, área de Políticas Educacionais, Estado e Sociedade da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Áreas de interesse: Políticas educacionais, Educação não formal e Ampliação da jornada escolar. Contato: a.ferreira@uel.br

Marleide Rodrigues da Silva Perrude, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Formada em Pedagogia, docente do Departamento de Educação, área de Políticas Educacionais, Estado e Sociedade da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Áreas de interesse: Avaliação de Políticas Públicas, Gestão e Diversidade étnico-racial. Contato: marleideperrude@gmail.com

Paula Bortolozo Boaventura, Pedagoga da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel/PR e Psicopedagoga clínica.

Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Assis Gurgacz. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Pedagoga da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel/PR e Psicopedagoga clínica. Áreas de interesse: Políticas públicas e Aprendizagem. Contato: bortolozo.paula@gmail.com

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Silva, A. L. F., Perrude, M. R. da S., & Boaventura, P. B. (2021). A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 194–215. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.194-215