A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E O CONTEXTO POLÍTICO NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Juliane Claudia Piovesan Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).
  • Lucí dos Santos Bernardi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). http://orcid.org/0000-0001-6744-9142

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.170-192

Palavras-chave:

Formação Continuada, Política Educacionais, Docência, Educação Infantil.

Resumo

A formação continuada dos professores e o contexto político nacional da Educação Infantil são as reflexões do presente estudo. Questiona-se: o que é formação continuada? Quais as políticas públicas educacionais que balizam o contexto da formação, em especial, na Educação Infantil? Considerando estes aspectos, o artigo propõe mostrar algumas concepções de formação continuada, seus contextos, conceitos e aportes legais. Para tal, fundamentou-se na pesquisa bibliográfica de autores como Alarcão (1998), Arroyo (2001), Demo (2007), Freire (1976, 1992, 1993, 1996), Frigotto (2009), Giroux (1997), Kramer (1994, 2001, 2002, 2005), Nóvoa (1991, 1995), Oliveira (2005), Pimenta (1994), entre outros, que em seus estudos contemplam a formação continuada e o diálogo com as políticas educacionais. Nessa perspectiva, é possível afirmar a necessidade de associar as políticas de formação com políticas efetivas de valorização do educador, entendendo-a com um processo contínuo de busca pela qualidade da educação. O artigo, de cunho bibliográfico, discorre sobre a formação docente, detendo-se de forma mais específica na continuada, refletindo seus conceitos, seus significados e seus processos. Destaca um recorte de políticas educacionais que sublinham aspectos da Educação Infantil, nos contextos da Infância e do processo formativo continuado. Nessa perspectiva, é possível afirmar a necessidade de associar as políticas de formação com políticas efetivas de valorização do educador, entendendo-a com um processo contínuo de busca pela qualidade da educação. Ainda, sendo um tempo e um espaço coletivo e dialógico, de compartilhar conhecimentos e experiências, da construção de saberes que permitem movimentar o contexto prático, intencionando e modificando com novos processos, olhares, perspectivas, sonhos e esperanças.

Biografia do Autor

Juliane Claudia Piovesan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Especialista em Planejamento e Gestão da Educação (2003) e Graduada em Pedagogia (2001) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e coordenadora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - URI. É pesquisadora nas áreas da Musicalidade na Educação Infantil e Anos Iniciais e na Formação Docente. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, prática pedagógica, musicalidade, aprendizagem e ludicidade.

Lucí dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Membro do Grupo de Pesquisa, Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas e da Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Piovesan, J. C., & Bernardi, L. dos S. (2022). A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E O CONTEXTO POLÍTICO NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Ciências Humanas, 22(3), 170–192. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.170-192