GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICA: PAPEL DOS GESTORES NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.88-100

Palavras-chave:

Gestão democrática. Participação. Políticas educacionais

Resumo

Este artigo objetivou refletir sobre a gestão pública nas escolas e o papel dos gestores na construção do projeto educativo. Discorreu-se a respeito da gestão participativa, considerando também a gestão pública e a educação. A educação, para estes escritos, é compreendida como direito fundamental da pessoa humana, por ser condição necessária à vida na sociedade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, que contou com a contribuição de muitos estudiosos da área como Aranha (1996); Libâneo (2004); Nascimento (2019); Souza (2006, 2016, 2017); Chizzotti (2006) entre outros nomes relevantes para a pesquisa. A gestão participativa é responsável por tornar a escola um ambiente mais interessante para os alunos, é necessário que os gestores e a comunidade tomem consciência da importância da sua participação para melhorar o processo educacional. O processo educativo é a base para a construção de um país mais democrático, uma vez que a adoção de mecanismos de gestão democrática da educação possibilita a construção de práticas e vivências democráticas nas escolas

Biografia do Autor

Elke Luanne da Silva Xavier, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Cuiabá (2012). Técnico em Secretaria Escolar pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2014). Especialização em Gestão e Organização de Escola pela Universidade Norte do Paraná (2015). Mestranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2019). Atualmente é Técnico Administrativo Educacional - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI)

Pós-Doutorado em Educação (2020) ? Universidade de Aveiro/Portugal; Pós-Doutorado em Educação (2016) ? UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente é Pró-reitora de Ensino da URI. Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é docente do PPGEDU (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação ? Mestrado e Doutorado) e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

Silvia Regina de Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI)

Possui licenciatura e bacharelado em história pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2002);  Bacharelado em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins  -UNITINS (2012); Com três pós graduações a nível de especialização: Mídias em Educação (UFMT), Gestão Pública (UNEMAT) e Desenvolvimento Regional (UFMT), está cursando Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI) Câmpus de  Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Educação, atuando como docente e não docente em várias funções, principalmente nos seguintes temas: educação, formação continuada, profissionalização, escola e crianças, adolescentes, violência, sociedade. Foi tutora a distância e coordenadora regional  e bolsista de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atualmente faz parte da gestão escolar, na função de secretária escolar, na Escola Estadual 9 de Maio em Juína - MT

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo/SP: Editora Moderna, 1996. ISBN: 9788516015602

ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação. Rio de Janeiro/RJ: Editora Vozes, 2007. ISBN: 9788532620248

BRASIL. Por uma política de valorização dos trabalhadores em educação: em cena, os funcionários de escola. Brasília/DF: Ministério da Educação e Cultura - MEC/SEB, 2004.

BRASIL. Lei Federal N. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União (DOU), Seção 1, Brasília/DF, p. 27839, dez. 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília/DF, out. 1988. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2015.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Gestão do setor público: estratégia e estrutura para um novo estado. In: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; SPINK, Peter. (Orgs.) Reforma do estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro/RJ: Fundação Getúlio Vargas, 1998. ISBN: 9788522510535

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2006. ISBN: 9788532633903

DRABACH, Nadia Pedrotti. Gestão da educação pública brasileira: uma perspectiva histórica. In: X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e educação (SIRSSE). Anais: [...], 10, Curitiba/PR, 2011.

GROSSI, Esther Pillar. Como areia no alicerce: ciclos escolares. São Paulo/SP: Editora Paz e Terra, 2004. ISBN: 9788521907534

GUERRA, Miguel Ángel Santos. La escuela que aprende. Madrid/Espanha: Editora Morata, 2000. ISBN: 9788471124494

HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre/RS: Editora Artmed, 2004. ISBN: 9789720348203

LEÃO, Antônio Carneiro. Introdução à Administração Escolar. 2. ed. São Paulo/SP: Companhia Editora Nacional, 1945.

LIBÂNEO, José Carlos. A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadão. In: COSTA, Marisa (Org.). A escola tem futuro? Rio de Janeiro/RJ: Editora DP&A, 2004. ISBN: 9788598271439

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba/PR: Editora Positivo, 2009. ISBN: 9788538500278

LÜCK, Heloísa. Gestão participativa na escola. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2006. ISBN: 9788532655615

MONTEIRO, Vitor Borges; ARRUDA, Elano Ferreira. O impacto da violência urbana nos indicadores de evasão escolar na Região Metropolitana de Fortaleza. In: I Circuito de Debates Acadêmicos. Anais: [...]. 1. Brasília/DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2011.

NASCIMENTO, Aldivânia Santos do. Planejamento participativo nas aulas de educação física. Revista Educar, São Paulo/SP, v. 18, n. 1, mar. 2019. ISBN: 2447-7931.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova gestão pública e governos democráticos populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 36, n. 132, p. 625-646, jul./set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015152440.

PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução Critica. São Paulo/SP: Editora Cortez, 2006. ISBN: 9788524919541

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo/SP: Editora Ática, 2007. 120p. ISBN: 9788584991204

RIBEIRO, Wagner Costa; ZANIRATO, Silvia Helena. Conhecimento tradicional e propriedade intelectual nas organizações multilaterais. Ambiente & Sociedade, Campinas/SP, v. X, n. 1, p. 39-55, jan./jun. 2007. ISSN: 1414-753X

RIÇARDO, Júlia. Gestão Escolar: espaço para a participação. Brasil Escola, 2020. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/gestao-escolar-espaco-para-participacao.htm>. Acesso em: 16 jul. 2020.

RUDDUCK, Jean. Mudando o mundo da sala de aula, compreendendo-o: uma revisão de alguns aspectos da obra de Laurence Stenhouse. Journal of Curriculum and Supervison, Alexandria/Egito, v. 4, n. 1, p. 30-42, 1988. Disponível em: <http://www.ascd.org/publications/jcs/fall1988/Changing-the-World-of-the-Classroom-by-Understanding-It@-A-Review-of-Some-Aspects-of-the-Work-of-Lawrence-Stenhouse.aspx>. Acesso em: 30 mar. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. São Paulo/SP: Cortez, 2000.

SÃO PAULO. Resolução n. 52, de 14 de agosto de 2013. Dispõe sobre os perfis, competências e habilidades requeridas dos Profissionais da Educação da rede estadual de ensino, os referenciais bibliográficos e de legislação, que fundamentam e orientam a organização de exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas. Diário Oficial Poder Executivo, Seção I, v. 123, n. 152, p. 31, São Paulo/SP, 2013.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. 2006, 302f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP, 2006.

SOUZA, Allan Solano. Responsabilização na Administração da Educação: a política de responsabilidade educacional como engrenagem de controle de resultados. 2016. 315f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2016.

SOUZA, Allan Solano; CABRAL NETO, Antônio. A nova gestão pública em educação Planejamento estratégico como instrumento de responsabilização. Revista Retratos da Escola, Brasília/DF, v. 11, n. 21, p. 621-640, jul./dez. 2017. ISBN: 1982-131X.

SUDBRACK, Edite Maria. Rosa dos Ventos: traços da formação docente pós-LDB. Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS, 2009.

TREINTA, Fernanda Tavares; et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Revista Produção, Niterói/RJ, v. x, n. x, p. 01-13, nov. 2012. ISSN: 1676-1901

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Superior: políticas educacionais, currículo e docência. Curitiba/PR: Editora CRV, 2016.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Xavier, E. L. da S., Sudbrack, E. M., & Oliveira, S. R. de. (2021). GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICA: PAPEL DOS GESTORES NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO. Revista De Ciências Humanas, 22(1), 88–100. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.88-100