EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E O PODER DA LITERATURA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.47-62Resumo
A construção de um processo educacional humanizador é o tema central deste artigo que, especificamente, discute o papel da literatura como instrumentos essencial de formação humana e cidadã. A partir de teses de Antonio Candido, a pesquisa de teor bibliográfico mostra como a literatura pode ser uma ferramenta de leitura importante na formação do sujeito e em contextos de dificuldades educacionais, como o enfrentado no contexto da pandemia da COVID-19.
Referências
REFERÊNCIAS
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor - alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel. Teoria da literatura. Coimbra: Martins Fontes, 1976.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _______. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
______. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 2001.
______. Pedagogia do Oprimido.40.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
HONWANA, Luís Bernardo. Nós Matámos o Cão Tinhoso. Disponível em:http://www.prof2000.pt/users/leiria/cao_tinhoso.htm . Acesso em: 20 maio 2015.
KHALIL, Marisa Martins Gama. Memória e Espacialidades Reais e Ficcionais em “Nós Choramos pelo Cão Tinhoso”, de Ondjaki. Revista Cerrados, Brasília, v. 21, n. 34, p. 191-206, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25778/22655 . Acesso em: 18 maio 2019.
MALARD, Letícia. Ensino e literatura no 2º grau: problemas & perspectivas. Porto Alegre:Mercado Aberto, 1985.
MEDEIROS, Mario. Gosto de amora. São Paulo: Malê, 2019.
MENESES, Adélia Bezerra de. O sentido formativo da literatura. [s. d.] Disponível em:<http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/sentidoformativoliteratura.pdf> Acesso em: 21 fev. 2016.
ONDJAKI. Nós chorámos pelo Cão Tinhoso. In: ______. Os da minha rua. Lisboa, Caminho, 2007.
OURIQUE, João Luis Pereira. Literatura e formação do leitor: escola e sociedade, ensino e educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.
PASINI, Carlos Giovani; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: abr. 2020.
PEREIRA, Cilene Margarete; CAVALCANTI, Luciano Dias. Reflexões sobre literatura, direitos humanos e ensino a partir do texto literário. Interfaces, Guarapuava-PR, v. 10 n. 4, p. 65- 74, 2019. Disponível em:
https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6020/4373. Acesso em: 20 jan. 2020.
PORTO, Ana Paula Teixeira; PORTO, Luana. Ensino de literatura e formação do leitor na era digital: algumas proposições. In: OURIQUE: João Luis Pereira (Org.). Literatura e formação do leitor: Escola e sociedade, ensino e educação. Ijuí: Unijuí, 2015, p. 89-109.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
ZILBERMAN, Regina. Leitura literária e outras leituras. In: BATISTA, Antônio Augusto (Org.). Leitura-práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.