O PARADIGMA INSTRUMENTAL/BUROCRÁTICO COMO DELINEADOR DA EDUCAÇÃO GAÚCHA / THE INSTRUMENTAL/BUREAUCRATIC PARADIGM AS DELINEATOR OF THE GAUCHO EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.374Palavras-chave:
Educação, Instrumentalização, Burocracia, Poder, Rede Pública Estadual.Resumo
A Educação da rede pública estadual do Rio Grande do Sul está assentada sobre pilares teóricos alinhados com o paradigma hoje hegemônico da instrumentalização. A administração cerca-se desse ardil através da burocracia para distanciar os sujeitos das instâncias de decisão e elaborar políticas que, diretamente dos gabinetes palacianos, são outorgados para o conjunto das escolas da rede, impedindo a construção da autonomia cidadã e fortalecendo um modo centralista e controlador de governar. Ocorre um enfraquecimento da cidadania e a educação continua caminhando para a tecnificação da sociedade que contenta-se com essa superficialidade: afastar a educação da política ou despolitizar as relações educacionais fazendo a pedagogia serva do capital. Essa lógica é histórica e tem pautado seguidas gestões da rede, conforme observações possíveis a partir da legislação vigente.Publicado
2012-10-25
Como Citar
Cassol, C. V. (2012). O PARADIGMA INSTRUMENTAL/BUROCRÁTICO COMO DELINEADOR DA EDUCAÇÃO GAÚCHA / THE INSTRUMENTAL/BUREAUCRATIC PARADIGM AS DELINEATOR OF THE GAUCHO EDUCATION. Revista De Ciências Humanas, 9(12), p. 49–66. https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.374
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.