A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROGRAMA DE ESTUDANTES - CONVÊNIO DE PÓS-GRADUAÇÃO: CARACTERIZAÇÕES PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.109-128Palavras-chave:
Educação Superior, Internacionalização, Programa PEC-PG.Resumo
Analisar os movimentos contemporâneos da internacionalização da Educação Superior, pressupõe compreendê-los como inseridos num pano de fundo complexo e implicados pelas relações de interculturalidade. Nesse sentido, este estudo tem como enfoque a internacionalização da Educação Superior no contexto da Cooperação Sul-Sul (CSS), especificamente, no que concerne ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Para tanto, tem por objetivo caracterizar e discutir elementos preliminares do Programa PEC-PG, bem como, compreender aspectos de caráter geopolítico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de tipo descritivo, de análise documental. Os resultados demonstram que há grande procura por áreas de conhecimento que possuem maior ênfase na aplicação de técnicas e tecnologias voltadas ao mercado de trabalho. Além disso, verifica-se que o PEC-PG, historicamente, vinculava-se principalmente com países da América Latina, tendo como principal justificativa a facilidade de acesso e intercâmbio. Contudo, a partir de 2003 houve uma grande aproximação entre Brasil e África, a partir da CSS, por decorrência de aspectos históricos e culturais muito semelhantes. A partir disso, observa-se a presença das ambições e justificativas da internacionalização da Educação Superior na CSS, como fortalecedor de aspectos sociais, políticos, econômicos e de CT&I. O olhar sobre o Programa PEC-PG evidencia que este corrobora diretamente com as premissas da internacionalização da Educação Superior e das relações de interculturalidade quando atua junto ao fortalecimento dos países envolvidos, onde o Brasil é um país de destaque por protagoniza-lo em uma posição central desta cooperação.Referências
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