ATAQUE AO PENSAMENTO CRÍTICO E O NASCIMENTO DE UM NICHO NO MERCADO EDUCATIVO.

Autores

  • Verônica Ventorini Ferreira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS https://orcid.org/0000-0002-0376-591X
  • Berenice Corsetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha 1: educação, história e políticas.

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.129-144

Palavras-chave:

Educação, Ética, Paulo Freire, Escola Sem Partido.

Resumo

O ensaio que apresentamos é oriundo de um estudo sistemático sobre a fundamentação ética da educação a partir do Movimento Escola Sem Partido (MESP). Tratamos o assunto, neste texto, a partir do campo das políticas para educação, tomando como referência nosso tempo caracterizado pelas relações entre os setores público e privado, que conferem caráter de mercadoria a direitos básicos do cidadão. A educação, um desses direitos, há muito é permeada por parcerias que desfiguram seu caráter de pilar fundador do Estado de Direito. Ainda observamos um segundo fenômeno, o movimento das ideias pedagógicas descortinado nessas organizações que interferem diretamente na educação. Nossos estudos buscam acessar esse fenômeno observando o modo como se apresenta, estrutura e justifica o Movimento Escola Sem Partido. Em nosso ensaio propomos apresentar a instrumentalização da crítica a Paulo Freire, presente no MESP, como fundamento de sustentação para uma possível parceria público-privada, às custas da dignidade dos profissionais e das instituições de educação básica e superior brasileiras, bem como do pensamento de uma referência planetária no campo educativo e do legado oriundo das teorias críticas.

Biografia do Autor

Verônica Ventorini Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha 1: educação, história e políticas.

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Publicado

2019-05-02

Como Citar

Ferreira, V. V., & Corsetti, B. (2019). ATAQUE AO PENSAMENTO CRÍTICO E O NASCIMENTO DE UM NICHO NO MERCADO EDUCATIVO. Revista De Ciências Humanas, 20(02), 129–144. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.129-144