O FENÔMENO BULLYING NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.98-114

Palavras-chave:

Adolescência, Bullying, Educação Física Escolar, Ensino Médio

Resumo

A pesquisa de caráter quanti-qualitativa caracterizou-se como um estudo de caso descritivo-interpretativo e objetivou investigar as manifestações de bullying em estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade da região das Missões/RS. A investigação partiu da seguinte problemática: quais experiências de bullying se manifestam nas aulas de Educação Física escolar com adolescentes do Ensino Médio? A população foi composta inicialmente por cem alunos. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos: por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas no intuito de identificar possíveis vítimas de bullying nas aulas de Educação Física Escolar. Posteriormente por meio de uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas, gravada e posteriormente transcritas, com quatro estudantes. A compreensão dos dados ocorreu por meio da categorização do conteúdo das entrevistas relacionadas às formas de agressão através do fenômeno bullying: manifestações de bullying por meio de violência verbal; manifestações de bullying por meio de violência psicológica e moral (agressões relacionadas ao corpo); e manifestações de bullying por falta de habilidades corporais. O conteúdo das entrevistas revelou os momentos e situações onde os (as) estudantes sofreram xingamentos e gozações de outros (as) estudantes em aula. As falas das vítimas apontam que mesmo de forma velada, o que acontece dentro e fora de grande parte das escolas, comprova que há ocorrências do fenômeno bullying nas escolas brasileiras.

Biografia do Autor

RODRIGO JOSÉ MADALÓZ, UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - SANTO ÂNGELO

EDUCAÇÃO FÍSICA - ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

MADALÓZ, R. J. (2019). O FENÔMENO BULLYING NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO. Revista De Ciências Humanas, 20(01), 98–114. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.98-114