TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O ENSINO HÍBRIDO ENQUANTO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA

Autores

  • Jéssica Freitas Avrella URI
  • Elisabete Cerutti URI

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.03.41-56

Resumo

O presente trabalho, de cunho bibliográfico, objetiva abordar as mudanças geradas pelas inovações tecnológicas no âmbito educacional, destacando os principais benefícios trazidos pelas TDICS, de que forma trabalhá-las em sala de aula e reflexões sobre os principais desafios desta inserção. Enquanto possibilidade metodológica, discorremos sobre o Ensino Híbrido, que visa unir o melhor da aula tradicional com algum tipo de tecnologia, ressaltando de que forma ele pode ser inserido no contexto escolar gradativamente, respeitando o tempo das pessoas envolvidas neste processo. Assim, pretendemos oferecer subsídios para que os professores tenham condições de levar inovações e tecnologias para o ambiente escolar, objetivando melhorias na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Jéssica Freitas Avrella, URI

Pós-Graduada em Ciências (Ênfase em Matemática e Física) pela URI/FW.

Mestre em Educação pelo PPGEDU/ URI-FW.

Elisabete Cerutti, URI

Docente do PPGEDU/ URI-FW. Doutora em Educação pela PUC-RS

Referências

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

CRISTENSEN, M.; HORN, M.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva. Uma introdução à teoria dos híbridos. Instituto Península (Trad.). Fundação Lemann. Porto Alegre: Penso, 2013.

GARCIA, Carlos Marcelo. La formación docente en la sociedade del conocimiento y la información: avances y temas pendientes. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 63-90, 2007.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LÉVY, P. A. O que é virtual. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, p. 160, 2011.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, Paulus, 1999.

MESQUITA, D. Internet e escola de mãos dadas. Revista Gestão Educacional, abr. 2013. Disponível em: <http://www.gestaoeducacional.com.br/index.php/reportagens/entrevistas/115-internet-e-escola-de-maos-dadas>. Acesso em: 26 out. 2016.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Rev. Atual, 21 ed. Campinas: Papirus, 2013.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NASCIMENTO, Maria Alessandra Dubowski Nascimento. A experiência da Escola Municipal Profª Coraly de Souza Freire. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa – Portugal: Dom Quixote, 1995.

PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, v. 15, n. 2, maio/ago. 2010.

SILVA, Kátia Regina Xavier. Criatividade e inclusão na formação de professores: Representações e Práticas Sociais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

SILVA, Rodrigo Abrantes da; CAMARGO, Ailton Luiz. A cultura escolar na era digital. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches de. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

ZABALZA, M. A. Didáctica de la educación infantil. Madrid: Narcea, 1987.

ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-02-04

Como Citar

Avrella, J. F., & Cerutti, E. (2019). TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O ENSINO HÍBRIDO ENQUANTO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA. Revista De Ciências Humanas, 19(03), 41–56. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.03.41-56