FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL E NO BRASIL: EXIGÊNCIAS LEGAIS E EXPECTATIVAS SOBRE O PROFISSIONAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.143-157Palavras-chave:
Formação docente. Práticas docentes. Perfil profissional.Resumo
Este artigo discute a formação e a profissionalização docente a partir da compreensão de que as crescentes demandas sociais e de qualificação se acumulam sobre a profissão e delegam ao professor grandes responsabilidades a que se acrescentam as do seu próprio desenvolvimento profissional. O caráter interativo da profissão impõe ao professor dilemas e responsabilidades sobre a formação da moral, do caráter e da personalidade dos alunos (TARDIF e LESSARD, 2005). Buscamos identificar como essas demandas se refletem nas diretrizes de formação inicial dos professores a partir das exigências mínimas de qualificação, nos conteúdos da formação e no perfil do profissional a ser formado. Analisamos de forma comparativa as diretrizes relativas à formação inicial dos professores em Portugal (Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986 e Decreto-Lei n.º 43/2007) e no Brasil (Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e Resolução n.º 2/2015). Não obstante as diferenças identificáveis entre os dois países, as diretrizes trazem a tona uma formação ora com ênfase no ensino de área e profissionalização do professor, como em Portugal, ora a compreensão das problemáticas sociais, como no Brasil. Percebe-se ainda que as competências definidas como desejáveis e expressas nessas diretrizes transcendem os currículos e assentam, sobretudo, na expectativa de que cada professor se disponha a um processo de desenvolvimento (pessoal e profissional) que promova o seu saber (fazer e estar) na profissão.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. P. 27833. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em 24 set. 2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Resolução número 2, 01 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em 24 set. 2018.
Conselho Nacional de Educação. Formação Inicial de Professores [Textos do Seminário realizado na Universidade do Algarve a 29 de abril de 2015] Coleção: Seminários e Colóquios. Algarve, Portugal. Edição Eletrónica: novembro de 2015 ISBN: 978-972-8360-94-8 Disponível em http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LivroCNE_FormacaoInicialProfessores_10dezembro2015.pdf Acesso em 07 de agosto de 2018.
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Guia de Candidatura desenvolvido pela Direção Geral do Ensino Superior de Portugal, S/D. Disponível em: http://www.dges.gov.pt/guias/indcurso.asp?curso=9853 Acesso em 18 set. 2018.
GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade: Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf Acesso em 25 set. 2018.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores educacionais elaborados pelo INEP, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-educacionais Acesso em 18 set. 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Revista Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147, 2004. Editora UFPR.
MOREIRA, Plínio Cavalcanti. (2012). 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema: Boletim de Educação Matemática, 26(44), p.1137-1150, 2012. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400003
MOUZINHO, António. CAENA, Francesca. VALLE, Javier M. Formação de professores: tendências e desafios. Colecção: Questões-Chave da Educação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2015.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa : Dom Quixote. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33, 1992. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4758 Acesso em 10 set. 2017
NOVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa. [online]. vol.25, n.1, pp.11-20, Junho 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002 Acesso em 25. set. 2018.
PORTUGAL. Lei de Bases do Sistema Educativo. Lei número 46, 14 de outubro de 1986. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/222418 Acesso em 24 set. 2018.
PORTUGAL. O perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário. Decreto-Lei número 240, 30 de Agosto de 2001. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/631837 Acesso em 24 set. 2018.
PORTUGAL. Aprova os perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Decreto-Lei número 241, 30 de Agosto de 2001. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/dl241_01.pdf Acesso em 24 set. 2018.
PORTUGAL. Regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Decreto-Lei número 43, 22 de Fevereiro de 2007. Diário da República, 1.a série — N.o 38 — 22 de Fevereiro de 2007. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/517819 Acesso em 18 set. 2018.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. V. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf Acesso em 24 set. 2018.
TARDIF, Maurice. ; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.