HISTÓRIA, “ENSINANTES-APRENDENTES”: FORMAÇÃO VS PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.286Resumo
O presente artigo busca refletir projeção e prática articuladora de integralização da graduação, da pesquisa e da extensão, tendo por referencial a experiência da atuação de graduandos do Curso de História como estagiários em museu. Este artigo, baseado em estudo de caso em espaço não-formal, contextualiza e analisa os limites e as possibilidades da formação docente, centrando na discussão a aprendizagem dos próprios métodos das diferentes disciplinas, áreas de estudo e de conteúdos como aspectos mutuamente inclusivos de uma mesma formação docente - professor-pesquisador de história: teoria vs prática. O objeto em tela foi possível pelo desenvolvimento de pesquisas enfocando a formação docente, estratégias de pesquisa e redes de conhecimento, através da mediação dos métodos da etnografia eformação, da investigação-ação e investigação-formação, que, por
sua vez, aqui será situada como forma de reforçar a importância e
a necessidade de introduzirmos mecanismos de integração da pesquisa com o ensino, na formação docente reflexiva.
Publicado
2012-09-06
Como Citar
Silva, A. F. da, Machado, I. P., & Rossoni, S. (2012). HISTÓRIA, “ENSINANTES-APRENDENTES”: FORMAÇÃO VS PRÁTICA. Revista De Ciências Humanas, 7(8), p. 135–156. https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.286
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.