A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS NOVAS FAMÍLIAS: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Jacqueline R. Bianchi Enricone
  • Marlei Salete Ostrowski

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.280

Resumo

A sociedade adota mudanças em todos os níveis conforme a evolução dos tempos. Para acompanhar tais avanços, também a família, importante instituição social, se submete a alterações estruturais, na medida em que busca atualizar-se no contexto em que está inserida.  Juridicamente são aceitas como família muitas formas de uniões. Contudo, a preocupação com o preconceito ou a discriminação dos filhos dessas uniões não convencionais, é transferida para a educação infantil, primeiro ambiente socializador depois da família. Para tal, torna-se importante conhecer a opinião docente, bem como osprocedimentos adotados no trabalho com crianças oriundas dessas novas realidades familiares. Neste sentido, realizou-se pesquisa qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas com cinco professoras de educação infantil oriundas de cinco escolas públicas que trabalham exclusivamente com este nível de ensino. A pesquisa apontou contradições entre o conceito contemporâneo de família apresentado pelas professoras e suas práticas pedagógicas  que revelaram a presença de preconceitos e dificuldades com as “novas famílias”. Demonstra também que a escola precisa se adequar a estas novas concepções e lidar com elas de forma igualitária, pois a integração entre a família e a escola é fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem infantil.

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Publicado

2012-09-06

Como Citar

Enricone, J. R. B., & Ostrowski, M. S. (2012). A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS NOVAS FAMÍLIAS: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista De Ciências Humanas, 7(8), p. 31–50. https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.280

Edição

Seção

Dossiê