AS CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS DOCENTES

Autores

  • Samira de Moraes Maia Vigano UFSC
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin UFSC

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2550

Palavras-chave:

Constituições Identitárias, Professores/as, Relações Sociais, Formações.

Resumo

Trata-se de um recorte da dissertação do mestrado em educação, que objetivou na compreensão e investigação dos/as professores/as que atuaram no ProJovem Urbano de Santa Catarina, no reconhecimento das suas constituições identitárias. O termo constituição identitária, de acordo com Dubar (2005), se propõe em perceber como as identidades se modificam por meio das relações sociais. Parte-se de investigação de qualitativa, em que se utilizou de questionários respondidos pelos/as professores/as durante a vigência do curso – 2008 a 2012, cadernos de registros pessoais, os depoimentos dos participantes (estudantes e professores/as). As reflexões serão realizadas a partir das respostas dos/as professores/as, pois é por meio delas que se dá a condução do entendimento das identidades. Aspectos referentes a formação inicial e continuada são levados em consideração para problematizar as questões. Utiliza-se como aporte teórico: Charlot, Dubar e Pimenta. Divide-se o artigo em quatro partes: reflexões iniciais; formações, sujeitos e identidades; constituição identitária; e o fechamento das ideias. Conclui-se que as constituições identitárias docentes se entrelaçam com os saberes sociais e os conhecimentos científicos provenientes das formações que obtiveram no decorrer de suas vivências.

Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, UFSC

Doutoranda UFSC

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, UFSC

Pós-doutora - e professora do curso de pós-graduação da UFSC

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Vigano, S. de M. M., & Laffin, M. H. L. F. (2017). AS CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS DOCENTES. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 75–98. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2550