AS CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2550Palavras-chave:
Constituições Identitárias, Professores/as, Relações Sociais, Formações.Resumo
Trata-se de um recorte da dissertação do mestrado em educação, que objetivou na compreensão e investigação dos/as professores/as que atuaram no ProJovem Urbano de Santa Catarina, no reconhecimento das suas constituições identitárias. O termo constituição identitária, de acordo com Dubar (2005), se propõe em perceber como as identidades se modificam por meio das relações sociais. Parte-se de investigação de qualitativa, em que se utilizou de questionários respondidos pelos/as professores/as durante a vigência do curso – 2008 a 2012, cadernos de registros pessoais, os depoimentos dos participantes (estudantes e professores/as). As reflexões serão realizadas a partir das respostas dos/as professores/as, pois é por meio delas que se dá a condução do entendimento das identidades. Aspectos referentes a formação inicial e continuada são levados em consideração para problematizar as questões. Utiliza-se como aporte teórico: Charlot, Dubar e Pimenta. Divide-se o artigo em quatro partes: reflexões iniciais; formações, sujeitos e identidades; constituição identitária; e o fechamento das ideias. Conclui-se que as constituições identitárias docentes se entrelaçam com os saberes sociais e os conhecimentos científicos provenientes das formações que obtiveram no decorrer de suas vivências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.