A FORMAÇÃO POR MEIO DA PESQUISA: REFLEXÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS

Autores

  • Ana Cristina Ghisleni Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Ana Lúcia Souza de Freitas Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2526

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Educação Básica, Pesquisa

Resumo

A pesquisa como um componente da formação de educadores é um tema que emerge no cenário contemporâneo como uma das possibilidades de redimensionamento das relações de ensinar e de aprender centradas no professor. Muitos estudos têm apontado as potencialidades desta perspectiva de atuação, bem como lançado desafios para que iniciativas individuais se transformem em projetos coletivos. O artigo tem o objetivo de contribuir para este debate, apresentando a experiência de uma disciplina oferecida em um Curso de Mestrado Profissional voltado para a formação de gestores educacionais. Partindo da assertiva do educar pela pesquisa, o planejamento e a oferta da disciplina organizaram-se a partir de uma bibliografia básica e um conjunto de conceitos considerados estruturantes do estudo, com vistas à articulação teórico-vivencial e na ênfase à escrita autoral dos alunos mestrandos. A aposta na reflexão como o caminho possível para a desconstrução de certos padrões prioritariamente técnicos ou até mesmo tecnicistas de compreensão também orientou a elaboração e o desenvolvimento do plano de estudos. Ao final, o resultado teve uma avaliação positiva em termos de proposta disciplinar, mas ainda demonstrou fragilidades no que tange às necessidades de autonomia e de protagonismo discente que são inerentes a uma proposta educativa deste tipo. 

 

Biografia do Autor

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação, Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Gestâo Educacional/Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos.

Ana Lúcia Souza de Freitas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação, com Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica pela Liverpool Hope University. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Gestâo Educacional/Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos.

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Publicado

2017-10-24

Como Citar

Ghisleni, A. C., & Souza de Freitas, A. L. (2017). A FORMAÇÃO POR MEIO DA PESQUISA: REFLEXÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS. Revista De Ciências Humanas, 18(02), 167–178. https://doi.org/10.31512/rch.v18i02 [31].2526