POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA: UM ESTUDO NA UTFPR CÂMPUS PATO BRANCO/PR

Autores

  • Bruna Elen Borcioni Freitag
  • Marlize Rubin-Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1675

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas de Permanência, Discente

Resumo

Este artigo teve como questão: “Como ocorre a implementação e consolidação das políticas de permanência discente na UTFPR – Câmpus Pato Branco?”. Para tanto, o objetivo foi identificar e analisar a implementação e consolidação das políticas de permanência discente na UTFPR Câmpus Pato Branco. O percurso metodológico ocorreu inicialmente com a pesquisa exploratória, nesse processo foram identificadas as principais políticas para permanência discente disponíveis no âmbito da educação superior federal, bem como as implementadas na Instituição. Entende-se por política de permanência tanto o suporte financeiro, como ações de interação com a universidade, inserção em grupos de pesquisa e integração social. No espaço da UTFPR optou-se por aprofundar as informações acerca das políticas de permanência através de entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso e questionários com acadêmicos. Para as análises foram utilizados princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) e três categorias emergiram no processo: financeiro, formação técnico-científico e formação integral. Conclui-se que as políticas para permanência discente vão além do suposto financeiro e encontram-se ainda em processo de implementação. Tais políticas são gestadas em nível federal e aplicadas nas instituições . A participação da comunidade acadêmica em todas as etapas do processo se mostrou fundamental.

Educação Superior. Políticas de Permanência. Discente.

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Freitag, B. E. B., & Rubin-Oliveira, M. (2015). POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA: UM ESTUDO NA UTFPR CÂMPUS PATO BRANCO/PR. Revista De Ciências Humanas, 16(27), 38–55. https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1675