INTENCIONALIDADES DO CURRÍCULO: ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL REVELAM ALGUMAS PREMISSAS

Autores

  • Graciele Alice Carvalho Adriano Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Gicele Maria Cervi Professora Doutora em Ciências Sociais na Universidade Regional de Blumenau - FURB.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1672

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas e Gestão da Educação

Resumo

O artigo problematiza as subjetividades expressas por meio do currículo no contexto escolar. Protagonistas da ação docente possuem juízo de poder em optar por seguirem os pressupostos do currículo prescritivo ou com vias na emancipação social. Pretendemos com a pesquisa, investigar: como a intencionalidade do currículo se expõe impressa nos dizeres de estudantes do nono ano do ensino fundamental. Elaborado a partir de três unidades de análise a priori definidas: compreensões de escola, estudo e educação. Para o procedimento de análise optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como sujeitos da pesquisa, entrevistamos, por meio de um questionário com comandos preenchidos de forma livre (VERGARA, 2006), uma turma do nono ano do ensino fundamental, de uma escola na cidade de Blumenau (SC). Como bases teóricas para explanação da pesquisa, contamos com a contribuição dos autores Lopes e Macedo (2011), Lopes (2006), Jaenh e Ferreira (2012), Oliveira (2013), Ferraço e Nunes (2013) que discutem sobre currículo, Masschelein e Simons (2013), e Sibilia (2013) abordam sobre aprendizagem de conhecimentos e aspectos sobre a escola. Os dizeres dos estudantes indicam entendimentos sobre a escola, como espaço de aquisição de conhecimentos, para a conquista de um emprego que garanta um futuro promissor.

Biografia do Autor

Graciele Alice Carvalho Adriano, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004), Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2008). Atualmente desenvolve suas funções na Universidade Aberta do Brasil de Blumenau - UAB. Apresenta experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Mestranda na Universidade Regional de Blumenau - FURB, Mestrado em Educação.

Gicele Maria Cervi, Professora Doutora em Ciências Sociais na Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professor do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa Saberes de Si e Políticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currículo, formação e gestão. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB desde 2011 e Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2016.

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Adriano, G. A. C., & Cervi, G. M. (2015). INTENCIONALIDADES DO CURRÍCULO: ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL REVELAM ALGUMAS PREMISSAS. Revista De Ciências Humanas, 16(27), 116–131. https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1672