A DOCÊNCIA E AS POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO

Autores

  • Cênio Back Weyh URI/Santo Ângelo
  • Hedi Maria Luft
  • Walter Frantz

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1520

Resumo

Resumo: O exercício da docência envolve atividades profissionais que são de difícil enquadramento em limites formais de tempo e lugar. Ocupar-se com educação, dedicar-se à docência, envolve pesquisa, produção de conhecimento, práticas profissionais com algumas características e exigências específicas. Não são atividades que podem ser vendidas como tempo de trabalho, à semelhança de muitas outras profissões ou ocupações, através de contratos de trabalho, que têm como origem o modelo e as relações industriais de trabalho. Nisso reside, certamente, uma diferença prática, isto é, implicam diferenças substanciais em relação a outras funções sociais ou técnicas do mundo do trabalho, voltadas à produção de bens materiais. O trabalho de educação envolve vidas, sujeitos inacabados. Por isso, não pode ser confundido com uma atividade produtora de mercadorias. A pedagogia freireana nos ensina que a esperança de encontrarmos os caminhos e formas mais adequadas caminha à frente dos sujeitos comprometidos na busca de um horizonte em aberto, por isso, uma possibilidade. Essa é a força da utopia que conduz o docente que tem consciência de seu inacabamento, de que está em constante construção de si mesmo, sempre em busca de novos conhecimentos. O sonho por algo melhor passa necessariamente pela esperança e o processo de tensão entre denúncia do presente e o anúncio do que está por vir. A educação é uma atividade social constituidora do processo de humanização. Deste modo é fundamental que as políticas públicas educacionais estejam atentas e atendam as necessidades e perspectivas de formação dos docentes que almejam uma educação solidária, ou seja, mais humana e humanizadora.

Palavras-chave: Políticas públicas. Docência. Educação. Formação. Pedagogia freireana.

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Publicado

2015-04-06

Como Citar

Weyh, C. B., Luft, H. M., & Frantz, W. (2015). A DOCÊNCIA E AS POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 16(26), 112–122. https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1520