FORMAÇÃO DOCENTE CONTEXTUALIZADA A PARTIR DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1511Palavras-chave:
Análise discursiva. Educação de jovens e adultos. Formação continuada. Relações de gênero. ViolênciaResumo
Este artigo analisa perspectivas dos alunos da educação básica, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA) – ensino médio – a respeito da temática: pelo fim da violência contra a mulher, a partir das produções textuais desenvolvidas no Concurso de Redação do Projeto Transdisciplinaridade na Literacia e Numeracia de Jovens e Adultos do OBEDUC/CAPES/UNIT-SE/TRANSEJA, em municípios do semiárido sergipano, no contexto de formação de professores. As produções textuais foram analisadas quanto aos significantes e concepções traduzidos nas categorias emergentes que receberam maior ênfase dos alunos. Pela análise textual discursiva proposta por Moraes (2003; 2007), tentou-se apreender dos participantes, as diferentes representações e dimensões do significado da violência, as aproximações e os distanciamentos apresentados nos textos e expressões que direcionam as relações sociais (re) construídas no decorrer dos discursos. A motivação para a produção veio a partir do contato docente e/ou discente com a crítica social apresentada pelo filme Anjos do Sol, no qual foi retratada a violência contra a mulher, através de agressões físicas, psicológicas, ostensivas ou veladas. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, inspirada nas histórias de vida dos sujeitos que assimila argumentos do senso comum. O marco teórico dos pesquisadores funda-se em Arendt (1994), Minayo (1990), Chauí (1985), Waiselfisz (2011, 2012, 2013), Nóvoa (1992), Schön (2000) e Moraes e Galiazzi (2007). O pressuposto é que a formação dos docentes em serviço é uma das formas de singularizar o agir, reagir e interagir diante dos contextos intra e extra escolares. A metodologia aplicada foi a metafórica analise textual discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007): uma tempestade de luz. Os resultados alcançados permitem visualizar as diferentes possibilidades de representações de alunos e alunas da EJA a respeito da violência contra a mulher, com suas dimensões e perspectivas de superação.
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