FORMAÇÃO INTEGRAL: AS CONCEPÇÕES PRESENTES NAS CASAS FAMILIARES RURAIS DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1211Palavras-chave:
Formação Integral, Pedagogia da Alternância, Casas Familiares RuraisResumo
O presente texto é fruto de estudos e discussões realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Campus Pato Branco e tem como objetivo refletir sobre as concepções de formação integral presentes nas Casas Familiares Rurais do Estado do Paraná. Neste sentido, o presente busca compreender a concepção de formação integral que sustenta a Pedagogia da Alternância, praticada nas Casas Familiares Rurais e analisar se esta se aproxima ou distancia da concepção explicitada pelas Diretrizes da Educação Profissional do Estado do Paraná. Esta reflexão é de suma importância porque os profissionais que trabalham nas Casas Familiares Rurais do Paraná possuem a orientação de colocar em prática os pressupostos que orientam a Pedagogia da Alternância, sem deixar de seguir as Diretrizes Curriculares Estaduais. Após a explicitação das concepções de formação integral na Pedagogia da Alternância e Diretrizes da Educação Profissional, analisam-se as bases epistemológicas que as sustentam e conclui-se que que elas se distanciam porque a primeira situa-se em bases idealistas e a segunda em bases materialistas.
Referências
AMBROSIO, Teresa. A Formação entre o Desenvolvimento Sustentável e o Desenvolvimento Humano. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. Pedagogia da Alternância: Formação em Alternância e Desenvolvimento Sustentável. Brasília: UNEFAB, 2002. p. 20-32.
ESTEVAM, Dimas O. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. Florianópolis: Insular, 2012.
GARCIA-MARIRRODRIGA, Roberto; CALVÓ, Pedro P. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O Lutador, 2010.
CALVÓ, Pedro Puig. Los Centros de Formación por Alternancia: desarrollo de las personas y de su médio. 2006. Tesis (Doctoral). Barcelona: Universitat Internacional de Catalunya, 2006.
GALLO, Silvio. A educação integral numa perspectiva anarquista. In: COELHO, Ligia M. C da C.; CAVALIERE, Ana Maria C. V (orgs). Educação brasileira em tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002, p.7-42.
GIMONET, Jean Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos Familiares e de Formação Rural, 2007.
GRAMSCI. Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1968.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 2. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MANACORDA, Mario A. O princípio educativo em Gramsci. Campinas, SP: Alínea, 2008.
PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes da Educação Profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba: SEED, 2006.
PEREIRA, Erialdo A. Avaliação formativa e Pedagogia da Alternância: uma experimentação pedagógica na Escola Família Agrícola do Porto Nacional (TO). In: Revista da formação por alternância. v. 1, ano I, nº 1. Brasília: UNEFAB, 2005, p. 56-77.
PIAGET, Jean. Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.
ROCHA, I. X. O. A formação integral nos CEFFAs. In: Revista da formação por alternância. v. 1, ano 3, nº 5. Brasília: UNEFAB, 2007, p. 5-18.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, jan/abr, 2007, p.152-180.
SILVA, Graziela L. R. da; EIDT, Nadia M. . Oposições teórico-metodológicas entre a Psicologia Histórico-Cultural e o Construtivismo Piagetiano: implicações à educação escolar. In: PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: SEED-PR, 2010, p. 111-128.
VIEIRA PINTO, A. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.